A importância da representatividade política foi um tema muito debatido na visita técnica que os estudantes de Direito da Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Iguaçu, fizeram na tarde desta quarta-feira, dia 22, à Câmara de Vereadores. Alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas, do 7º ao 10º período, que realizam atendimento gratuito, em média 90 por mês, à comunidade da Comarca da cidade, nas áreas civil, família e trabalho, todos são acompanhados pela coordenadora do Núcleo, dra Adriana Andrade e Sousa, e pelo dr. Rafael de Almeida Dourado, advogado orientador. Para Adriana, nada melhor do que conhecer a estrutura do Poder Legislativo em um ano de eleições, principalmente.
O grupo de 35 pessoas foi recebido pelo presidente da Câmara, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, pelo vereador Alexandre Rocha de Azeredo, Alexandre da Padaria, pelo procurador-chefe da Casa, dr.João Bosco Filho, pelo assessor especial da presidência, dr. Rafael Alvarez, pelo ouvidor Carlos Henrique, e pelo dr. Paulo Jordão, diretor legislativo. A função do vereador foi apresentada, com seu caráter legislador, fiscalizador, o representante dos anseios e necessidades da população. A estrutura administrativa e política-parlamentar da Câmara também fez parte das dissertações.
– O presidente do Poder Legislativo é como se fosse o prefeito da Câmara Municipal. Quero estimular que todos vocês entendam que só através da política conseguimos avançar para garantir cidadania para todos – afirmou Dudu Reina. Ele incentivou a participação mais efetiva da universidade nos poderes, propondo ideias, questionando medidas. Incentivo também compartilhado por todos os servidores que fizeram parte da mesa.
Na parte reservada às perguntas, a maioria dos alunos quis saber o motivo de uma cidade com quase um milhão de habitantes, o caso de Nova Iguaçu, só contar com 11 vereadores. Todos os palestrantes concordaram que o número, de fato, é pouco para garantir uma representatividade mais efetiva e presente, e que já existe discussão para o aumento de cadeiras na próxima legislatura.
A coordenadora Adriana ficou feliz em saber que seus alunos fizeram história nesta visita, pois foram os primeiros estudantes de curso superior a realizarem este tipo de atividade. “Hoje foi um dia de ouvir boas notícias: Câmara vai realizar concurso público este ano ainda, o projeto Câmara Itinerante vai levar as sessões para os bairros, entre outras. Quero estreitar nossos laços. Muito obrigada por nos receber tão bem”.