22 de julho de 2024

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição, chegou a sua reta final na cidade de Guapimirim. O público da região serrana do Rio tem a última oportunidade para conferir a mostra nos dias 20 e 21 de janeiro na Praça Paulo Terra, em Guapimirim. Além da mostra, acontecerá uma ampla programação cultural com atrações musicais e teatrais. A entrada é gratuita.

A mostra que iniciou em setembro de 2023, já passou pelas cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias, e tem a proposta de fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, trazendo obras que tratam sobre as moradias populares, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia pelos moradores. A próxima cidade a completar a itinerância será Campos dos Goytacazes, em fevereiro de 2024.

 “Meu lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas. O curador da mostra destaca que a maioria das habitações no país são erguidas pelos próprios moradores e as obras expostas dialogam com essa temática. “O público tem se identificado bastante com a mostra. Eu gosto de andar no meio dos visitantes, prestando atenção nas conversas, e os comentários que mais ouço são: isso lembra a casa da minha avó, lembrei da minha casa, parece minha mãe…Também é muito emocionante ver pessoas que estão indo pela primeira vez a uma exposição, sabendo que o que tornou isso possível foi a itinerância, foi o fato de o museu ter ido até elas”, destaca Thiago Fernandes, curador da exposição.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.          

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

🔹 Serviço:

“Meu Lugar”  

Local Praça Paulo Terra – Guapimirim/

Funcionamento: 20 e 21 de janeiro, das 16h às 20h 

Entrada gratuita 

Sábado, dia 20 de janeiro –  

às 19h – Música ao vivo com Gabi Santos

Domingo, dia 21 de janeiro –

às 18h – Teatro Infantil com o Grupo Teatral in Foco – Os Três Porquinhos

às 19h – Sarau Aguapés: edição Meu Lugar