24 de julho de 2024

Ação da SES, em parceria com a prefeitura local, vai oferecer atendimentos gratuito à população na Praça do Pacificador – A cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai receber a primeira Semana da Saúde deste ano. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde em parceria  com a prefeitura do município, na Praça do Pacificador, entre os dias 25 e 27/04, das 8h às 16h. 

A população terá acesso gratuito à marcação de exames como mamografia e preventivo, avaliação clínica, vacinação contra Covid e gripe, orientação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão e muito mais. 

– A Semana da Saúde se consolidou, ao longo dos anos, como o maior evento de saúde pública ao ar livre do país por oferecer, em um mesmo local, uma gama de serviços essenciais ao cidadão – destaca o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

A Praça do Pacificador, no Centro, é um importante corredor de circulação de pessoas que chegam à cidade de trem ou de ônibus, o que facilita o acesso aos serviços. Estão programadas também atividades educativas, com a distribuição de folder e orientação com nutricionistas. Haverá também divulgação de informações sobre planejamento familiar, com encaminhamento para vasectomia, laqueadura e colocação de DIU. No espaço dedicado à oftalmologia, será oferecido exame de fundo de olho. 

A Semana da Saúde contará ainda com auriculoterapia e terapia de florais. Haverá também um polo de beleza, com corte de cabelo e design de sobrancelhas.

Esta já é a 13ª edição da Semana da Saúde promovida pela SES-RJ no estado e a segunda realizada em Caxias. Em 2021, o evento também tomou a Praça do Pacificador com a realização de mais de seis mil atendimentos gratuitos de saúde. 

Serviços oferecidos:

– Cadastro para consulta e exames (regulação municipal)

– Teste rápido de sífilis e hepatites B e C

– Vacinação para Covid-19 e gripe

– Mamografia e preventivo (orientação e encaminhamento)

– Tabagismo (orientações e encaminhamento para deixar de fumar)

– Odontologia (orientações e encaminhamento)

– Consultório médico/avaliação clínica

– Psicólogo ( atendimento e encaminhamentos)  

– Planejamento familiar (orientação e encaminhamento para vasectomia, laqueadura e DIU)

– Oftalmologia (avaliação e exame de fundo de olho)

– Práticas Integrativas (auriculoterapia e terapia florais)

– Orientação nutricional 

– Saúde do Homem (avaliação clínica e realização de exame PSA)

– Teste de colesterol

– Teste de glicemia

– Aferição de pressão

– Polo de Beleza (cabeleireiro, manicure, maquiagem, design de sobrancelha, tranças)

Semana da Saúde de Duque de Caxias

Dias: 25, 26 e 27 de abril

Horário: 8h às 16h

Local: Praça do Pacificador – Centro 

Realização: Secretaria Estado de Saúde do Estado, com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias.