“Os delírios de Brás Cubas” no teatro
Neste sábado (11), às 20h, A Escola Livre F.A.M.A. apresentará a peça teatral “Os delírios de Brás Cubas”. Em homenagem a literatura Brasileira, os alunos da 68° turma do módulo fundamental da escola irão narrar de maneira cômica e dinâmica os delírios de Brás Cubas. As confusões entre os personagens do livro prometem arrancar muitas risadas da plateia. Em uma nova adaptação do clássico Memórias de Brás cubas de Machado de Assis, o evento faz parte do processo de pesquisa dos alunos. Os ingressos custam: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira). Classificação livre.
O espetáculo fica na Sala de Espetáculos Amir Haddad, na Avenida Getúlio de Moura, 1302, Centro – Nova Iguaçu.
Mais informações no telefone: (21) 3768-9250. Ou então, pelo o site da escola: projetofama.blogspot.com.br
Premiação encerra festival em Caxias
Com casa cheia em quase todas as apresentações, será encerrado neste domingo (11), o 12º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, que este ano contou com 29 espetáculos infantis e de adultos, que disputam prêmios em dinheiro e troféus.
A programação começa às 15h com a apresentação do espetáculo não concorrente “O Boom da Poluição”, com atores do CPT. Em seguida se apresenta a Companhia de Dança Priscila Hilário com os bailarinos Priscila Hilário, Sheila Freitas e Guilherme Dias e os músicos Felipe Pacheco e Arthur Costa com o Duo Violões Itinerantes. A dupla também se apresentou na abertura do evento.
Às 19h, começa a premiação dos três melhores espetáculos de cada categoria, com a presença do secretário de Cultura e Turismo Jesus Chediak e do subsecretário André Oliveira. Serão conferidos troféus para as categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Cenografia e Melhor Iluminação. Este ano,também foi instituído o prêmio CPT de Dramaturgia. A entrada é gratuita e a classificação livre.
O Teatro Raul Cortez fica na Praça do Pacificador – Centro, Duque de Caxias.
Informações pelo o telefone: (21) 2771-3062
Exposição revela pioneiras na ciência
A história das mulheres que contribuíram para o desenvolvimento científico do país é o tema da exposição “Pioneiras da Ciência no Brasil”, que será aberta ao público no dia 20 (sábado), às 10h, no Museu Ciência e Vida. A inauguração contará com a presença de Eloisa Biasotto Mano, uma das cientistas de destaque da exposição, e de Ligia Rodrigues e Hildete Araújo, organizadoras do livro que inspirou a exposição, editado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Ao contar a trajetória de vida dessas mulheres cientistas, a exposição pretende estimular a reflexão sobre a igualdade de gênero e desfazer preconceitos da sociedade. Na narrativa apresentada, é possível perceber que elas representam um contraponto a um histórico de exclusão das mulheres da pesquisa científica à época, superando barreiras culturais que afastavam a ideia da mulher como cientista. São, portanto, histórias de determinação, de pioneirismo e de superação.