Centro Cultural Oscar Romero celebra 30 anos com 30 dias de eventos
Para comemorar os 30 anos de atividades culturais, o Centro Cultural Oscar Romero, contará com 30 dias de festa. Desde o dia 1º de abril, data do aniversário do Centro Cultural, atividades gratuitas estão sendo realizadas no espaço. Além do público estudantil, as atividades são variadas, atendendo crianças, jovens, adultos e a terceira idade. O Centro Cultural oferece ainda atividades especialmente voltadas para o público surdo.
Durante os 30 dias, exposições apresentam para o público, de 9h às 18h, um pouco da história do Centro registrados em diversos momentos e eventos ao longo desses 30 anos. Além disso, no espaço multiuso, ficarão expostos e a venda, quadros pintados e doados por ex-alunos da oficina de Pintura em Tela, e toda a renda arrecada, será revertida para melhorias do espaço.
Hoje (17), o Evento Caldo de Cultura que acontece uma vez por mês na Praça da Telemar, ganha uma edição especial. Nela, o Caldo muda de endereço e traz poesia, exposição de dois artistas plásticos, ‘debatepapo’ com autor de livro, grupo de hip hop, grupo de MPB e circo para a frente do Centro Cultural às 20h.
O Centro Cultural Oscar Romero fica na Rua Elpídio, 530 – Mesquita. Mais informações pelo telefone, (21) 2697-8257.
“O Mágico de Oxênte” em Nova Iguaçu
Misturar o clássico da literatura infantil com a realidade nordestina é a proposta de pesquisa teatral da escola livre F.A.M.A. em seu mais novo espetáculo: “O Mágico de Oxênte”. Através de uma intertextualidade o espetáculo aborda a falta d’água na região, seus costumes, sua origem e cultura em um mosaico lúdico e multicultural.
A peça conta a história de Dorothy, uma garota de apenas nove anos que vive com sua tia Emma em uma cidadezinha do nordeste chamada Taperoá. Quando uma tempestade de areia ataca a região, a menina e sua bonequinha Mariazinha são carregadas pela tempestade, e aterrissam na terra de Oxênte. Para voltar à cidade natal, Dorothy precisará da ajuda do poderoso Mágico de Oxênte que mora na Cidade da Esperança. No caminho ela encontrará três companheiros: Um Espantalho que quer ter um cérebro, um Homem de Lata que anseia por um coração e um Leão covarde que precisa de coragem. Será que o mágico de Oxênte conseguirá ajudá-los?
O espetáculo fica em cartaz nos dias 18 e 19 de abril na sala de espetáculos Amir Haddad. Aos sábados às 18h e domingos às 17h. A Sala de Espetáculos Amir Haddar fica na Avenida Getúlio de Moura, 1302 – Centro – Nova Iguaçu. Mais informações pelo telefone (21) 3768-9250.
Cinema e discussão dobre a ditadura militar no Sesc Nova Iguaçu
Durante o mês de abril, o Sesc Nova Iguaçu exibe a mostra “Vai Passar” e promove a discussão sobre as ditaduras militares no Brasil e Cone Sul por meio da exibição do cinema brasileiro, argentino e chileno sobre o tema, com ênfase principalmente no cinema brasileiro atual. Aberto ao público de 9 a 30/4 de 10h as 20h30. O Sesc Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu. Mais informações pelo telefone (21) 2797-3001. Entrada franca. Classificação 10 anos.