Quando o exato momento é captado pelas lentes do fotógrafo, a história daquela fração de tempo está apenas começando. Hoje, o fato inusitado, a luz perfeita ou a ocasião surpreendente viajam o mundo depois de um segundo clique que possibilita infinitas conexões, seja ele feito dos smartphones, dos tablets ou dos computadores. Conquistas de uma nova era que inspirou um projeto inédito: o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. Em 2017, o BPS chega à terceira edição levando o primeiro ciclo de exposições ao Rio de Janeiro de 31 de maio a 30 de junho, na Fnac do Barra Shopping.
“O BPS é um festival que recebe trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais de todas as partes do mundo. O essencial é aquilo que a foto desperta em quem lhe dedica o olhar. A técnica não é fundamental. Há pouco tempo atrás, isso seria uma grande blasfêmia”, explica Edu Vergara, fotógrafo idealizador e curador do BPS.
O festival também promove o contato dos fotógrafos com o público. Por isso, a legenda dos trabalhos expostos inclui dados da foto premiada e o e-mail do autor. O público estimado em todas as mostras ultrapassa os 5 milhões de espectadores. Para os interessados em participar da próxima edição, a temática é livre e as inscrições estão abertas até dia 2 de julho, pelo site do festival – www.brasiliaphotoshow.com.br. Cada participante poderá inscrever até duas fotografias originais sem qualquer custo. Após este limite, é necessário efetuar pagamento por cada fotografia inscrita (máximo 20 fotos por pessoa).
“Recebemos desde imagens de pessoas que jamais pegaram em um equipamento profissional e capturaram, do smartphone, momentos com a exuberância e a beleza de um trabalho artístico, até fotos de profissionais que registram seu trabalho na National Geographic”, reforça Vergara.
A exposição acontece de 31 de maio a 30 de junho com visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h. O evento será realizado na Fnac Barra – Barra Shopping, Av das Américas, 4666 lj B 101/114, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.