Encontro estadual dá boas-vindas aos gestores de saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior afirmou que a integração é fundamental para dar dignidade ao paciente

Integração. Essa foi a palavra-chave do IntegraSaúdeRJ, evento de acolhimento aos gestores municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizado na última quinta-feira (19) no Palácio Guanabara. O encontro, que contou com a presença diversas autoridades – como a do Governador Luiz Fernando Pezão e do Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior –, abordou, principalmente, os desafios da gestão da saúde no Brasil.
Temas como a importância da regionalização da saúde (adesão a consórcios como o CISBAF, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), a busca por captação de recursos junto ao âmbito federal por meio da habilitação eficiente dos serviços oferecidos na rede municipal e a valorização do Sistema Único de Saúde foram explanados detalhadamente ao longo do dia.
“A saúde é uma construção muito complexa e só com integração podemos dar mais dignidade e humanização aos nossos pacientes. E vocês (secretários municipais) nunca estarão sozinhos ao longo desses anos. Podem contar conosco todos os dias, com nosso empenho pessoal para ajudar no que for preciso”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.
Secretários de Saúde da Baixada Fluminense participaram da atividade. Entre eles a gestora da pasta em Queimados, Dr. Lívia Guedes, que recebeu um manual de orientação de trabalho e orientações gerais sobre a campanha estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Ela elogiou a iniciativa do Governo Estadual em melhorar a relação com a instância municipal de saúde e fornecer o Manual do Gestor, que traz informações pertinentes ao exercício da função. “É importante para o gestor saber seu papel dentro do município e esse encontro serviu para esclarecer cada função. Nos sentimos bastante acolhidos, percebemos que temos suporte, que podemos somar forças para fornecer uma saúde de qualidade para os cidadãos”.

Campanha da Dengue
A Dr. Lívia Guedes aprovou também o novo perfil da campanha de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, lançada durante o encontro e centrada na mascote “Dezinho”, um menino super-herói que luta contra o mosquito. “Foi uma excelente ideia explorar um personagem infantil, pois as crianças podem mobilizar toda a família no combate aos focos do mosquito, que sozinho transmite a Dengue, a Chikungunya e a Zika. Vamos levar essa ideia para Queimados, que mesmo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) abaixo da média dos municípios fluminenses (último levantamento registrou apenas 0.6), está com o alerta ligado para evitar surtos dessas doenças”.
De acordo com a secretária, ainda este mês o município iniciará uma grande campanha de combate ao mosquito. “Iremos trabalhar a questão da conscientização. Teremos distribuição de panfletos informativos, paralisação nos sinais de trânsito com faixas educativas, ações em praças e escolas e, claro, visitas às residências para identificar possíveis focos do mosquito”, adiantou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!