Ampliada, a iniciativa permite que os alfabetizandos aprimorem leitura e escrita – O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com inscrições abertas, na Baixada, em Nova Iguaçu, Queimados e Duque de Caxias, para o segundo semestre de 2024. O programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário. Além disso, a iniciativa agora contempla dois módulos, permitindo que os alfabetizandos possam fortalecer ainda mais os conhecimentos adquiridos. As inscrições para o segundo semestre podem ser realizadas até o dia 31 de julho, por meio do link: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou em um dos 15 campos da Estácio participantes.
A edição do primeiro semestre de 2024 marcou a ampliação do programa, que agora contempla uma nova etapa educacional, em que os estudantes têm a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. O módulo II foi elaborado para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir de agora, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II. Além disso, o módulo II ampliou significativamente a atuação do Programa, atendendo também ao público que se enquadra como analfabeto funcional, independentemente da participação no módulo inicial.
“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1.700 alfabetizados. No primeiro semestre de 2024, lançamos o módulo II, que irá atender também aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita. Neste segundo semestre, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em Teresina – PI, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.
A iniciativa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como madrinha. Ao longo de seis anos, o programa já atendeu 1.700 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno de 15 campi de ensino da Estácio, localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.
Metodologia específica – Módulos I e II
Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, no módulo I permite que os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita. Cada módulo do programa possui duração de quatro meses.
Do sonho à alfabetização
Matriculado, no módulo II, João Batista Sobrinho, 79 anos, venceu as dificuldades para realizou o sonho de ler e escrever. “Confesso que fiquei bem confuso quando começaram as primeiras aulas. Me senti nervoso porque não estava entendendo muitas coisas. Graças a Deus, agora posso dizer que aprendi várias coisas. Para mim, o mais difícil foi escrever em letra cursiva. Fazer parte do programa foi muito importante, pois fiz novos amigos, conheci novos lugares e ainda aprendi a ler e a escrever. Posso afirmar que minha vida mudou totalmente”, comenta João Batista.
Já Macrina da Conceição, 66 anos, afirma que sua vida mudou completamente após a formatura, conquistando mais independência e que agora ninguém precisa mais ler para ela. “Mesmo após os meus 60 anos, eu não tinha perdido o meu sonho de ler e escrever. Fui informada que existia o Programa de Alfabetização para Jovens e Adultos por uma amiga que também é doméstica. Daí, pedi para minha filha fazer a minha inscrição. Achei tudo muito difícil, pensei que não iria conseguir, porém o tempo foi passando e os professores e coordenadores me passaram segurança. Eu venci, consegui”, orgulha-se.
Analfabetismo no Brasil
Segundo o IBGE, em 2022, havia no país 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, das quais 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Ou seja, a taxa de alfabetização foi 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi 7,0% deste contingente populacional. Apesar da queda de 9,6% para 7,0% em 12 anos, infelizmente, o analfabetismo ainda é um obstáculo para o combate às desigualdades e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.
Serviço:
Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
*As inscrições para as novas turmas do 2º semestre de 2024 estão abertas até o dia 31 de julho
Sudeste – Rio de Janeiro
1. Estácio Via Brasil – Endereço: Rua Itapera, 500 – Irajá.
2. Estácio Ilha do Governador – Estrada do Galeão, 6.774 – Shopping Aldeya Bay Mall.
3. Estácio Nova América – Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Shopping Nova América – Del Castilho.
4. Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste) – Endereço: Rua André Rocha, 838.
5. Estácio Nova Iguaçu – Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Centro
6. Estácio Queimados – Rua Doutor Eloy Teixeira, 165,2º Andar – Centro.
7. Estácio São Gonçalo – Rua Manoel João Gonçalves 410 – Alcântara.
8. Estácio Duque de Caxias – Rua Major Correia de Melo, 86.
9. Estácio Teresópolis (Região Serrana) – Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.