A Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba, realizou nesta quinta-feira, dia 12, uma reunião com o objetivo de apresentar o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) da cidade, e debater as ações integradas das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde na prevenção de desastres.
Durante o evento, cada secretaria apresentou tópicos relacionados à prevenção e ao gerenciamento de desastres em suas respectivas áreas de atuação. O foco central foi o fortalecimento das ações integradas e o alinhamento estratégico das políticas públicas frente a situações de emergência e desastres naturais.
Ao total foram cinco apresentações. O engenheiro Leandro Ferreira, da empresa OGOF, iniciou a ação divulgando os estudos para criação do Plano Municipal de Redução de Risco de Mangaratiba. Logo em seguida, a Diretora de Proteção Básica da Assistência Social, falou sobre a ‘Legislação e Ações Humanitárias em Desastre’. Marcelo Vieira, superintendente de Vigilância em Saúde, apresentou as ações preventivas e os impactos dos desastres naturais na área. A coordenadora de Saúde Mental, Alana Escarani, abordou a ‘Psicologia dos Desastres’. E o secretário da pasta anfitriã, Paulo Escarani, finalizou a primeira etapa do evento.
Entenda melhor o que é um PMRR
O Plano Municipal de Redução de Riscos consiste num instrumento de planejamento para o diagnóstico do risco e a proposição de medidas estruturais para a sua redução. Com ele o PMRR é possível dimensionar o problema, nortear as ações necessárias (estruturais e não estruturais) para reduzir ou erradicar as situações de risco no município.
Texto: Talita Girão – Fotos: Cristiane Mello