Secretaria de Turismo apresenta ações para 2017

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O Palácio de Cristal, em Petrópolis, é um dos principais pontos turísticos da Cidade Imperial
Foto: Evaldo Macedo

A Olimpíada Rio 2016 foi o grande evento para o turismo brasileiro este ano. Considerada a principal porta de entrada para o Brasil, a cidade do Rio de Janeiro recebeu durante os Jogos Olímpicos mais de 1 milhão de turistas. O secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, conversou com o D.O Notícias sobre as perspectivas para o setor em 2017.

D.O Notícias – Quais foram os destaques mais importantes deste ano?

Nilo Sergio Felix – Uma das ações mais importantes foi a participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No período, estivemos nos principais espaços destinados ao público, como a Casa Brasil, o Espaço Rio e o Rio Media Center. Distribuímos amplo material promocional sobre as cidades do interior do estado. Outro destaque importante do ano foi a incorporação do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro à Secretaria de Turismo. O objetivo do projeto é reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para o empreendedorismo.

D.O Notícias – Como estão as ações realizadas pelo programa Rio +3?

Nilo Sergio – A proposta do projeto Rio+3 é ampliar e estimular o turismo de curta distância, pulverizando os destinos do estado. O programa é o nosso principal canal de divulgação do interior, através de um guia. Com 98 páginas de sugestões de roteiros, a publicação está presente em todas as feiras nacionais e internacionais que participamos.

D.O Notícias – Houve um incremento da atividade turística em cidades do interior após os grandes eventos?

Nilo Sergio – Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a média de quartos de hotéis já reservados no interior estava em 84% e alguns municípios ultrapassavam os 95%. Pela grande procura de informações e a quantidade de material distribuído, acreditamos que cerca de 20% dos turistas que vieram ao Rio de Janeiro no período das competições se deslocaram até as cidades localizadas fora do eixo metropolitano.

D.O Notícias – Quais são as principais campanhas que o Rio de Janeiro está promovendo no Brasil e no exterior?

Nilo Sergio – Iremos participar de uma campanha da Embratur, que tem o verão como principal produto turístico. São vídeos e material gráfico, exibindo nossas belezas e peculiaridades culturais em países da América do Sul, Europa, além dos Estados Unidos, importantes emissores de visitantes para o Estado do Rio de Janeiro.

D.O Notícias – Qual é a expectativa para o carnaval e o verão?

Nilo Sergio – A enorme divulgação conquistada durante a Olimpíada será um divisor de águas no nosso turismo. A alta do dólar também proporciona uma maior vantagem financeira aos turistas estrangeiros em visitar o Rio de Janeiro e inibe viagens de brasileiros para o exterior, o que acaba ampliando o volume do turismo doméstico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!