
Candidato único de seu partido, o PMDB, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, fechou com um total de 16 partidos o seu leque de alianças para as eleições deste ano, quando disputará a reeleição. Ele terá o apoio, ainda, de 27 dos 29 vereadores com mandato. “Será uma das maiores coligações de todo Estado do Rio de Janeiro, o que aumenta a responsabilidade de cada um de nós para garantirmos que a mudança vai continuar em Nova Iguaçu”, disse.
O grande número de partidos donos das maiores bancadas de deputados federais na Câmara dará à campanha de Bornier mais de 60% no tempo dos programas de televisão e rádio no horário eleitoral gratuito. Ele terá o apoio de cerca de 200 candidatos à Câmara de Vereadores, cujo número de cadeiras foi reduzido para 17 nas eleições deste ano.
Na última eleição, em 2012, Bornier elegeu-se prefeito com o apoio de oito partidos. Foi uma eleição que confirmou a força política e eleitoral do atual prefeito: ele derrotou 10 candidatos que, abandonados pelo eleitorado no primeiro turno, optaram em apoiar a então prefeita Sheila Gama (PDT-PT), no segundo. Bornier ganhou de todos eles, com 55,3% dos votos válidos.
Entre os candidatos a prefeito que Bornier derrotou em 2012, dois deles vão fazer dobradinha com o seu nome este ano: o ex-pagodeiro Waguinho (atualmente cantor de música gospel), que era do PC do B naquele ano, e o ex-deputado estadual Xandrinho (PV), ambos candidatos agora à Câmara de Vereadores.
Bornier passou os últimos meses costurando com os dirigentes partidários a aliança para as eleições deste ano. Mantendo a tradição de ouvir todos os aliados e de esgotar até o último minuto o prazo para anunciar oficialmente seu companheiro de chapa majoritária, Bornier está deixando em suspense, pelo menos até o dia da Convenção (4 de agosto, 19 horas, na Vila Olímpica do Colégio Municipal Monteiro Lobato, no Centro), o nome do candidato a vice da coligação que comandará.
Na campanha deste ano, a coligação de Bornier será formada pelo PMDB,PP,DEM,PTB,PV,PSD,PSB,PROS,PSC,PHS,PMN,PTC,PRP,PSDC,PTN e PSL. 35 partidos estão aptos pelo TSE a participarem das eleições deste ano.