Será aberta nesta segunda-feira (2), às 16h, a exposição fotográfica “O Estadista Leonel Brizola”, com imagens originais de momentos da vida política do ex-governador, feitas pelo repórter-fotográfico Ailton Machado.
Realizada no saguão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº), na Cinelândia, a mostra conta com a curadoria do jornalista Hélio Araújo e ficará aberta ao público até o dia 16 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h.
A exposição pretende levar ao público, através de fotografias originais, momentos da vida política de Leonel Brizola, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-deputado federal e ex-governador dos Estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. A maioria das imagens é em preto e branco, reforçando o clima de saudosismo dos chamados ‘bons tempos da política’. O evento também procura dar resposta a questões como memória, patrimônio histórico e a democratização do acesso à cultura.
O engenheiro Leonel de Moura Brizola nasceu em Carazinho, no Rio Grande do Sul, em 22 de janeiro de 1922. Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, mas não conseguiu ser eleito. Morreu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 2004, por problemas cardíacos. Em 29 de dezembro de 2015 seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.