A presidente Dilma afirmou, ontem durante entrevista coletiva após ela encerrar a participação na Cúpula do G20, na Turquia, que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, “fica onde está”. A afirmação vem no momento em que crescem cada vez mais os rumores de que ele será substituído pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
“Acho extremamente nocivas as especulações, o que me obriga a vir a público para reforçar que Joaquim Levy fica onde está”, disse, afirmando ainda que não tem qualquer resistência com relação a Meirelles: “Não tenho nada contra ninguém. Estou na fase Dilminha paz e amor. Sou a Dilminha paz e amor”, brincou.
Dilma comentou ainda a declaração que teria feito o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que Levy tinha “prazo de validade” no posto.
“Não concordo. Não só gosto muito do presidente Lula, como é público e notório, como o respeito, mas não concordo, e não temos de concordar sobre tudo.”
Dilma ainda defendeu a aprovação da CPMF, que considera fundamental para estabilizar a economia do país. “Acredito que muitos que, como eu que antes que eram contra aumentar impostos, entendem hoje que esse aumento não é para se gastar mais, é para crescer mais”, afirmou, destacando que o governo acaba de fazer um esforço fiscal.
“É uma questão fundamental para o Brasil se ancorar, se estabilizar e ter condições de acelerar o processo de saída crise”.