Por Marcus Lauria (texto e fotos)
A Citroën foi muito ousada nesse projeto, transformar um pequeno hatch leve em quase um “Pocket Rocket” brasileiro (ou “Hot hatch” ou “foguete de bolso”, traduzido para o português). Para quem não conhece esse termo é muito usado para carros pequenos, geralmente hatchs com motores fortes, que além de rápidos são bons de curva e podem deixar alguns superesportivos comendo poeira, dependendo da configuração do motor e peso da carroceria.
Praticamente em extinção, os que ainda existem no mundo são poucos e no Brasil menos ainda. A maioria dos que ainda resistem apresentam-se cada vez mais desvirtuados, seja pela eletrificação, aumento de peso ou pela extinção das carroceria de três portas e/ou das transmissões manuais.




Independente disso, estes carros são ainda as que nos oferecem algumas das mais puras experiências ao dirigir. Por outro lado são os que permitem, a muitos de nós, entrar no mundo apaixonante dos esportivos com preços acessíveis a qualquer mortal. Quando eu escrevi “quase um” “Pocket Rocket” no início do texto, me referi a altura do C3 You!, que por ser mais elevada fica devendo em estabilidade quando o assunto é segurança nas curvas.
Bom, depois das explicações, vamos ao que interessa. O Citroën You! chega para se destacar entre os modelos de entrada com preços “acessíveis” no atual mercado de 0 Km com um certo desempenho e exclusividade. Montado sobre a plataforma variante CMP da Stellantis o C3 chegou ao mercado em agosto de 2022 com seis versões (incluindo o extinto motor 1.6 da antiga PSA). Atualmente são quatro versões, sendo três com motor 1.0 FireFly e câmbio manual e a nova You! com o motor 1.0 turbo e câmbio CVT.
Esse pacote de novidades é embalado por um visual único, desenvolvido especialmente para o C3 You!. A lista de itens de design começa pelas molduras do farol de neblina pintadas na exclusiva cor Emerald Blue, também presente nos adesivos da coluna C e nos apliques laterais. O nome da versão está em logotipos posicionados nos dois para-lamas dianteiros, enquanto as rodas de liga-leve de 15” escurecidas reforçam seu estilo. Na traseira, o logotipo Turbo 200 revela a motorização por baixo do capô. A pintura bitom é de série e pode ser associada com três cores: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito.




O interior acompanha as mudanças, com destaque para os bancos dotados de uma forração diferente dos modelos de entrada. O material recebe costuras também em tom azul, cor que se repete nas bordas dos tapetes com o nome da versão. Por fim, soleiras metalizadas completam o pacote de estilo que diferenciam o C3 You!.A posição de dirigir é boa, mas os ajustes manuais do banco e volante são um pouco complicados de usar e demora um pouco até achar a posição ideal para conduzir o hatch da marca francesa. Seu porta-malas é de 315 litros (VDA), suficiente para carregar bagagem de até quatro pessoas, sem exagero.
Os vidros elétricos dos passageiros da frente ficam nas portas enquanto que para quem vai atrás os ajustes são no console, próximo aos bancos, posição que dificulta o trabalho para quem esta na frente e precisa abrir os vidros traseiros. Assim como a tecla “S” do câmbio CVT, quer fica localizado atrás do volante, próximo ao comando dos faróis, do lado esquerdo, tampando totalmente a visão motorista.
O modelo ainda pode ser incrementado com diversos acessórios originais Mopar, desenvolvidos e homologados pela Citroën sem perda da garantia. Além dos itens que compõem a versão, o cliente pode personalizar seu carro com carregador por indução, frisos laterais pintados, luz interna (ambient light) e outros itens para deixar o Novo C3 You! com a sua cara. E, como todo modelo da marca, o hatch continua entregando o máximo de acessibilidade após a compra, com revisões a preço fixo e cesta de peças com valores altamente competitivos para o segmento.




Confira a lista de itens de série do C3 You! Turbo 200 AT: Citroën Connect Touchscreen de 10,25” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante; Controle de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa; Três entradas USB; Chave canivete; Luzes de condução diurna (DRL) com leds; Seis alto-falantes; Ar-condicionado; Direção elétrica; Câmera de ré; Monitoramento de pressão dos pneus; Indicador de troca de marcha; Banco do motorista com regulagem de altura; Retrovisores elétricos; Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch; Rodas de 15” de liga leve escurecidas com pneus 195/65; Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave; Alarme; Bocal do combustível com destravamento elétrico e Barras longitudinais no teto.
A nova versão topo de linha estreia o já conhecido motor Turbo 200 de até 130 cv com etanol e 125 com gasolina, sempre com 20,4 kgf.m de torque em sua gama, acoplado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução. Com esse conjunto, o Citroën C3 You! chega ao mercado com uma série de marcos, sendo o carro turbo e o automático mais acessível do Brasil e também o modelo mais rápido de seu segmento. De acordo com a marca, são necessários somente 8,4 segundos (e 8,5 s com gasolina) para que o C3 You! saia da imobilidade e alcance os 100 km/h. Já a sua velocidade máxima é de 192 km/h com gasolina e 194 km/h com etanol
O propulsor, fabricado em Betim (MG), é o mais potente da categoria e reúne tecnologias exclusivas, com destaque para o avançado controle de válvulas MultiAir III. Reconhecido pela crítica e público após ser aplicado em diversos modelos da Stellantis, esta é a primeira vez que o Turbo 200 propulsiona um veículo tão leve.




A variante da plataforma CMP faz com que o You! pese somente 1.115 kg. Essa leveza, possível graças às tecnologias aplicadas na arquitetura, favorece não só o desempenho do modelo, como também lhe dá agilidade no dia a dia e ainda mais eficiência. Seguindo as metodologias oficiais de medição, o C3 You! tem consumo de até 12,8 km/l com gasolina no ciclo rodoviário, com autonomia total superior a 600 km, segundo o Inmetro. Mas na prática fiz uma média de 4,8 Km/l com etanol e 7,0 Km/l com gasolina, rodando 220 Km sempre na cidade e com o ar-condicionado ligado. O Novo You! foi desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis na América do Sul com mais de 50 mil unidades comercializadas no continente.
Para receber o novo motor Turbo 200, o C3 You! passou por mudanças no sistema de suspensão, com nova calibração de molas e amortecedores. O sistema de freios foi redimensionado, enquanto a direção assistida eletricamente recebeu uma nova calibração específica para esta versão. Mas no dia a dia eu senti que o C3 YOu! não mostra a estabilidade que deveria ter, talvez devida a sua maior altura do solo em relação aos hatchs normais. EM certos momentos como freadas mais bruscas ou curvas mais acentuadas o modelo dá uma certa balançada devido a altura mínima do solo que é de 180 mm. Seu ângulo de entrada é de 23° e o ângulo de saída é de 39º, o que proporciona mais conforto ao passar por buracos maiores nas ruas.
O conhecido câmbio automático CVT de sete marchas também adota uma lógica de funcionamento exclusiva para o C3 You!, e inclui três modos de funcionamento: automático, que privilegia a eficiência; Sport, para quem busca ainda mais agilidade; e Manual, que possibilita a troca de marchas sequenciais por meio da alavanca, com indicador de troca no painel digital.
O modelo chega ao mercado com preço sugerido de R$ 95.990, destacando-se assim pela sua acessibilidade entre todos os veículos com esse tipo de propulsor e câmbio automático. Para clientes PCD elegíveis, o novo C3 YOU! pode partir de R$ 82.259, dependendo da legislação local. Já taxistas podem adquirir a novidade por valores de até R$ 78.839, também conforme regulamentação vigente. O novo C3 YOU! pode ser encomendado nas mais de 170 concessionárias Citroën espalhadas pelo Brasil.





*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 130 125
Torque (kgf.m) 20,4 20,4
Velocidade Máxima (km/h) 189 187
Tempo 0-100 (s) 8,4
Consumo cidade (km/l) 7,8 11
Consumo estrada (km/l) 8,8 12,8
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.586
Largura (mm) 1.733
Comprimento (mm) 3.981
Peso (Kg) 1.152
Tanque (L) 47
Entre-eixos (mm) 2.540
Porta-Malas (L) 367
Ocupantes 5
*Dados do fabricante