22 de julho de 2024

Por Marcus Lauria (texto e fotos) / Fonte: www.carpointnews.com.br

Depois de muita expectativa, muitos teasers e enfim a revelação na final no BBB 21 (foram mais de 380 mil votantes que escolheram o nome Pulse em uma votação nacional), o Fiat Pulse mostrou sua “cara” ao público no final do ano passado. E agora, enfim, ele chegou para uma avaliação de uma semana para o site. A versão oferecida para essas primeiras impressões foi a Impetus 1.0 turbo automática, a topo de linha do modelo.

CONFIRA NOSSO VÍDEO: https://youtu.be/HIGD4avIZGc

O Pulse é o primeiro SUV compacto da marca totalmente criado, desenvolvido e agora produzido no Polo Automotivo de Betim (MG). Antes do lançamento a Fiat também desvendou partes do desenvolvimento do modelo em uma websérie de cinco capítulos que levou o consumidor para dentro da fábrica de Betim por meio da plataforma digital exclusiva para interação com o público (pulse.suv.com.br), que conta com cerca de 70 mil inscritos.

Com o Pulse a Fiat passa a disputar o segmento que mais cresce no país. De 2012 até 2021, o B-SUV aumentou de 2,8% para 22,8% sua participação de mercado; e saiu de dois para 18 concorrentes. O Pulse nasceu do trabalho do time de profissionais com as mais diferentes especialidades no Design Center South America da Stellantis, no Polo Automotivo de Betim.

Visto de frente, o Pulse revela uma dianteira alta, para-choque elevado, que amplia o ângulo de entrada e ampla grade frontal que estampa o Logo Script da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito. Chamam a atenção os faróis de LED — inclusive nas luzes de condução diurna (DRL) e de neblina — e o friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão – cromado na topo de gama – dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos. Abaixo fica uma segunda entrada de ar, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.

Na lateral o Pulse mostra grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada e o estilo do SUV compacto.

Já na traseira as linhas são atraentes e seguem a linguagem dos modelos da marca, como as lanternas tridimensionais com perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam que você está a bordo do novo SUV da Fiat. O para-choque traseiro tem um desenho que otimiza o ângulo de saída do Pulse, enquanto os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior dão personalidade ao modelo.

O Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, Azul Amalfi e Cinza Strato, que podem ser combinadas com o teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada.

Por dentro o Pulse tem acabamento de qualidade (agradáveis ao toque ) em algumas partes da cabine e em outras com plásticos mais rígidos. Todo o habitáculo é inédito. O novo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos.

Os novos bancos em malharia ou em couro sintético (caso do modelo avaliado) apresentam costura aparente em um design renovado. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que pela primeira vez traz o Logo Script da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque. O ar-condicionado usa uma nova caixa de ar, feita para ter melhor performance climática e ainda favorecer o espaço interno. Enfim, a ergonomia à bordo é muito boa e deixa tudo na mão do motorista sem tirar sua atenção para o trânsito.

O painel 100% digital oferece tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G. Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um cluster integrado, criando um visual limpo e facilitando o rápido acesso aos principais recursos do Pulse. Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone, tudo bem fácil de usar e intuitivo. Ainda por dentro, são oferecidos 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento. Um olhar mais atento encontra “segredos escondidos” nos easter-eggs, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road.

O Pulse usa uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando o carro estiver trafegando por vias com baixa luminosidade. Com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas.

Por meio desta mesma câmera, o Pulse é capaz de “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa. E, caso ele detecte que o veículo esteja saindo da trajetória, um aviso sonoro e visual no painel, seguido de uma pequena aplicação de torque no volante na direção contrária à saída de faixa, alerta o motorista imediatamente. Na cabine, a proteção aos ocupantes é reforçada pelos airbags laterais do tipo Side Head Torax de série em todas as versões. Eles são maiores e avançam até a altura da cabeça do motorista e passageiro, proporcionando ainda mais segurança para os ocupantes.

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo do Pulse.

Sob o capô está o inédito propulsor Turbo 270 Flex (de 1.0 litros), que já equipa a Nova Toro. Esse propulsor é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), o mais potente entre os concorrentes. O amplo torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, entregando força máxima na faixa de maior uso dos motoristas no dia a dia. Com esse motor o Pulse se mostra com muita disposição para arrancadas fortes, ultrapassagens seguras e garante folga em subidas mais íngremes sem pestanejar.

Um dos recursos que permite isso é o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner. Ele é dotado de uma wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Isso reduz o tempo de resposta do componente e amplia o controle da pressão no conjunto. O sistema de admissão tem um volume reduzido, diminuindo ainda mais o turbo lag.

O MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis é dotado de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões. Desta forma pode abrir as válvulas de admissão durante o ciclo de compressão do cilindro, o que reduz a taxa de compressão e esfria a câmara de combustão. Isso dá maior controle sobre a detonação sem comprometer o avanço de ignição.

O controle eletrônico também permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. Por conta disso, o Pulse chega ao mercado já atendendo às novas regras de emissões que passarão a vigorar a partir de 2022.

Em conjunto está o inédito câmbio automático CVT com sete marchas. Essa transmissão foi desenvolvida junto à Aisin. Com esse conjunto o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. As trocas são rápidas e sem trancos, o que facilita muito na horta de acelerar o SUV da Fiat.

Ele opera com três modos de funcionamento. No modo Automático a central eletrônica faz o ajuste das relações e tempo de resposta conforme a demanda do motorista, se ajustando de acordo com os diferentes cenários do dia a dia e privilegiando baixas rotações para maior conforto e baixo consumo de combustível.

O modo Manual é para quem não abre mão do controle. Nele, o controle eletrônico do câmbio cria sete marchas pré-definidas, que podem ser trocadas manualmente e de forma sequencial por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante. Por fim, no modo Sport, acionado por um botão no volante — outra exclusividade do segmento —, leva ainda mais diversão na condução do Fiat Pulse. Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência máxima do Turbo 200 Flex.

O Fiat Pulse utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria. No Pulse é possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta. Ligar o motor é igualmente simples, bastando acionar um botão ao lado da direção. Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.

Na frente, uma travessa plana de maior rigidez favorece uma performance dinâmica superior e contribui para mais proteção em colisões. Nela ficam conectadas as novas molas e amortecedores, capazes de absorver irregularidades do solo ao mesmo tempo em que otimizam a estabilidade do Pulse nas curvas.

A nova barra estabilizadora frontal foi pensada para conter a inclinação da carroceria nas curvas, algo essencial em um SUV. A peça está ligada aos novos braços oscilantes fixados por uma nova bucha vertical, projetados para entregar conforto aos passageiros em qualquer tipo de situação.

Na traseira, o novo eixo de torção tem maior rigidez, o que mitiga a rolagem do veículo em curvas e melhora a estabilidade. O componente também recebeu amortecedores e molas recalibradas especificamente para o Pulse.

O amplo ângulo de entrada de 20,5° permite que o motorista encare as mais diferentes rampas e valetas sem o risco de tocar o para-choque no chão. O vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Isso dá segurança em lombadas e estradas de terra, preservando o assoalho do Pulse contra o contato de pedras e outros obstáculos. Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece um excelente ângulo de saída de 31,4°, evitando danos e sustos até mesmo nas saídas de garagem mais íngremes.

A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem. E manobrar um SUV compacto nunca foi tão fácil: o volante do Pulse tem o menor esforço estacionário da categoria, além de um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros.

O SUV da Fiat oferece recursos como o TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse superar obstáculos. Além disso, o TC+ conta ainda com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia, trazendo assim mais segurança e eficiência ao frear o modelo.

O Pulse também pode reduzir e até evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). Ele usa imagens da câmera frontal para monitorar a proximidade do veículo à frente. Caso o sistema perceba uma rápida aproximação, ele emite um alerta visual e sonoro ao motorista. Se o condutor não tomar uma atitude, o sistema aciona os freios automaticamente, sendo capaz de evitar colisões até 50 km/h e reduzir os danos do impacto em velocidades superiores.

Nas situações em que o motorista se deparar com uma súbita mudança de trajetória, ou com piso escorregadio, a segurança é garantida pelo Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões. Ele usa dados de diversos sensores para detectar quando o carro está prestes a sair da trajetória ou perder a aderência, e faz o ajuste de aceleração e freio automaticamente para auxiliar na retomada do controle.

Se for necessário acionar o freio em uma parada súbita, a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS) faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás. Na frente, as luzes de condução diurna (DRL) 100% de LEDs reforçam a presença do Pulse durante o dia e atendem à legislação nacional para tráfego em rodovias de pista simples.

O preço da versão avaliada é de iniciais R$ 123.490 (podendo chegar a R$ 128.540) e ele vem equipado com Bancos revestidos em couro, Cluster 7″ Full Digital, , faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, Sistema de navegação GPS embarcado, Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, Sensor de estacionamento dianteiro, Tapetes de carpete, Teto bicolor, Volante com regularem de altura e profundidade, Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C e Opcionalmente o Pack Connect////Me (R$ 2.650), Fiat Connect////Me.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            130     125

Torque (kgf.m)         20,4    20,4

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.576

Comprimento (mm)             4.099

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.532

Porta-Malas (L)        370

Ocupantes    5

*Dados do fabricante