Quase um mês após andar no Chevrolet Camaro SS conversível, surgiu a oportunidade de andar na versão Cupê. Só que desta vez, pude testar sozinho e apreciar por mais tempo esse belo “Muscle Car” americano.
Em sua sexta geração, o esportivo chama muita atenção, ainda mais na cor avaliada, o amarelo. Suas linhas “musculosas” são o maior destaque do carro. Não tem ninguém que não siga ele com olhares atentos pelas ruas do Rio de Janeiro, ainda mais no local do teste, na Orla da Zona Oeste do Rio, próximo a Prainha e Pontal.
De frente, destaca-se um elemento retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da primeira geração.Os faróis ganham lâmpada de xenônio e luz diurna de LED para melhor visibilidade.Enquanto novas entradas no capô e no parachoque servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função aerodinâmica.
Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas horizontais de dois elementos, em LEDs. Que faz conjunto com o aerofólio exclusivo do modelo SS, que passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pilares. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.O parachoque posterior também foi redesenhado e ganhou vincos nas extremidades, ressaltando a expressividade do conjunto. Na parte inferior, um aplique escuro agrupa a dupla saída de escape e a luz de ré na parte central.
Desenho atraente
Se por fora o desenho chama a atenção, por dentro o motorista e os passageiros vão ficar hipnotizados com tantas informações e luzes do painel customizável. Lá estão ainda o Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe.
O conjunto dianteiro da suspensão agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.
Para segurar a “fera”, além da nova suspensão, as rodas de alumínio aro 20 ganharam novos pneus, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.
Sob o capô, está o potente motor V8 de 6.2L com injeção direta, que entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto a transmissão é de 8 marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante, por exemplo.
De série na versão SS mundo afora, os freios de alta performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Contam com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA). A linha 2017 estreia com cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean.
Força com segurança
Pensando sempre na segurança, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.
O console central está igualmente mais funcional e ergonômico. Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine.
O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.
A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta e aquecimento.
Recursos inéditos
A linha 2017 adiciona uma ampla lista de itens de série, como a partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
Sob o capô, está o potente motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray. Em comparação ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do Camaro ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, números surpreendentes mesmos para veículos desta categoria. A tração é traseira, como em carros de competição.
Em conjunto está a transmissão automática deoito marchas, com trocas rápidas e fluídas. O motorista pode optar por fazer a passagem das marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante.
O Novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi lançado no Brasil, no fim de 2010, teve mais de 5 mil unidades emplacada no país, o que faz dele o esportivo mais vendido do país. A versão SS já tem preço definido: R$ 305 mil. Já o Camaro SS conversível, o preço é de R$ 338 mil. Os valores já estão públicos no site da montadora.
Primeira volta
Rio de Janeiro – Após dirigir por um período bem curto o Camaro SS Conversível, eis que surge a chance de testar o Camaro SS cupê. Só que dessa vez, consegui andar por mais tempo com o carro e pude sentir melhor a sua “pegada”.
Logo ao entrar no esportivo amarelo, me deparo com o novo interior, agora muito mais moderno e funcional. Os bancos estão mais confortáveis e envolventes, o volante ficou muito mais bonito e a ergonomia interne melhorou 100%. Todos os comandos são intuitivos e está tudo à mão do motorista.
Após ajustar banco, volante e retrovisores, hora de dar a partida, que é feita através de um botão no painel, com chave no bolso. Ela pode ser remota também, através de um comando na chave. Motor roncando, engato o câmbio em “D” e parto para o teste.
Logo ao sair, vejo uma reta com curvas fechadas, hora de testar a suspensão e ver se ele é bom de curvas. Após passar por esse primeiro “obstáculo”, vejo que o Camaro se comportou muito bem, e mudou bastante em relação ao modelo anterior. Ele está mais justo e faz curvas como nunca.
Nas retas, as acelerações são lineares, e o câmbio se comporta como deve, com engates precisos e sem trancos. Com as opções de modos de condução, você pode agora “domar” mais ainda o Camaro. No modo “Passeio” ele fica mais urbano e econômico, já no modo “Pista”, o Camaro se transforma em um verdadeiro esportivo, e engole o asfalta a medida que piso no acelerador.
Apesar de curta, a experiência de dirigir um Camaro é sempre boa. Mas não é um carro para o dia a dia, e simpara curtir um final de semana com ele, dar as voltinhas na praia, ir a um jantar ou almoço, enfim, um carro para curtir momentos bons.
*Evento a convite de Chevrolet
Por Marcus Lauria