A Chevrolet não para de trazer novidades para o Brasil, e segue a cada ano renovando a sua frota de carros à venda em nosso território. A última novidade avaliada por nós foi o novo Cruze Sport6, que chega com as mesmas mudanças estéticas do sedã, apresentado ano passado. O modelo está á venda por aqui desde dezembro de 2016.
Além do visual, o novo Sport6 incorpora as evoluções tecnológicas trazidas pelo “irmão maior”. Até por conta disso, o sobrenome foi mantido na segunda geração do Cruze hatch. O design ganhou silhueta marcada pela traseira mais curta e linhas elegantes da carroceria, que revelam o conceito do carro.
A parte frontal do Cruze hatct também traz novidades, como os faróis e grade superior integrados, mas sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas. O para-choque dianteiro também é estilo “RS”, com aletas exclusivas, faróis auxiliares horizontais e spoiler integrado à base pintado em preto fosco.
Mudanças para melhor
A traseira é alta, com lanternas que lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que criam à noite. O para-choque tem acabamento exclusivo e elementos marcantes, inspirados no da versão “RS” norte-americana. Traz defletores nas extremidades, moldura fosca e saída de escape alargada.
Na parte superior da tampa do porta-malas chama a atenção o pequeno aerofólio que integra a terceira luz de freio e tem função aerodinâmica importante. Ohatch, que ficou ligeiramente menor, porém com maior distância entre-eixos, trazendo novas proporções para o carro. A traseira é 217 mm mais curta que a do sedã.
Desta forma, o hatch tem um maior aproveitamento do espaço interno, e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Entre os itens disponíveis estão o sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência na faixa, que é capaz de identificar uma saída involuntária da pista e realizar automaticamente pequenas correções na trajetória do veículo.
Visto de lado, o Sport6 traz um teto arqueado, que segue uma linha fluida que vai do para-brisa até os pilares posteriores. As rodas de alumínio aro 17 com raios em forma de “Y” completam o conjunto – são escurecidas na versão LTZ.
Tecnologia de ponta
Em relação a conectividade, o novo Cruze traz o já conhecido MyLink, que é compatível comAndroid Auto e Apple CarPlay, tela de alta definição capacitiva, navegador e comando de voz. A versão 2017 do Cruze traz ainda avanços na tecnologia OnStar. Além dos conhecidos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, há uma nova versão do aplicativo, que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do veículo pelo celular.
A pressão de pneus e informação sobre a quilometragem total percorrida eram as únicas disponíveis na versão anterior do aplicativo. A novidade que chega junto com o Cruze Sport6 e será também estendida aos demais modelos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar, basta ao usuário atualizar a versão do aplicativo.
Por dentro, qualquer um que entrar no novo Cruze vai se surpreender, o interior foi totalmente remodelado, ganhando um acabamento mais requintado e de acordo com o valor do modelo. O redesenho dos painéis de instrumentos e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos, contribuíram para um ambiente ergonômico.
Recheio de primeira
O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, o que facilita bastante na hora de procurar por algum comando no carro. O novo Cruze possui direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Volante Multifuncional, que agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo maior número de interações com o veículo sem distrações por parte do condutor.
O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os principais dados do veículo e vem com um computador de bordo de última geração.Na versão avaliada, ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.
O computador de bordo ainda possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.
O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas foi igualmente revisto. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza. Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas à noite.
O Novo Cruze Sport6 chega em duas configurações de acabamento: LT e LTZ (versão avaliada). São oito opções de cores: Branco Abalone, Vermelho EdibleBerries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo. A garantia do veículo é de três anos.
Completo de fábrica
O modelo vem completo de fábrica, além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Sport6 traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.
O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay também passam a ser equipamentos de série. Na versão avaliada, são adicionados ainda teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.
Opcionalmente são oferecidos alguns mimos, como: Assistente de permanência na faixa; Alerta de colisão frontal; Alerta de ponto cego; Sistema de estacionamento semiautomático; Farol alto inteligente; Carregador de celular sem fio; Banco do motorista com ajustes elétricos e Monitoramento da distância do veículo à frente.
Sob o capô, está o novo motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de 153 cve 24,5 kgfm de torque, com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro. O novo Cruze Sport6 percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente.
Em conjunto, está a terceira geração da transmissão automática de seis marchas. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e é capaz de se adaptar ao modo de condução do condutor. Além do sistema Stop/Start (desliga temporariamente a ignição durante paradas). O Cruze Sport6 parte de R$ 91.790 na versão LT de entrada, e R$ 103.290 para a LTZ. Podendo chegar a um total de R$ 114.640, com todos os acessórios, como na versão avaliada.
*Ficha técnica:
Motor/Performance
Motorização: 1.4
Alimentação Gasolina injeção direta
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 153.0 150.0
Cilindrada (cm3) 1.399
Torque (Kgf.m) 24,5 24,0
Dimensões
Altura (mm) 1477
Largura (mm) 1788
Comprimento (mm) 4510
Entre-eixos (mm) 2685
Peso (kg) 1436
Tanque (L) 52.0
Porta-malas (L) 402
Ocupantes 5
Mecânica
Câmbio Automática com modo manual de 6 marchas
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
*Dados do fabricante
Por Marcus Lauria