RAMPAGE TEM VERSÃO DE ENTRADA INÉDITA NO MUNDO RAM
A linha 2025 da Ram Rampage recebe a inédita versão Big Horn que já está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 237.990. Equipada exclusivamente com o recém-apresentado motor 2.2 Turbodiesel, ela chega para ser a nova porta de entrada da marca e do universo Ram, ampliando a gama de possibilidades para que os consumidores encontrem a Rampage que melhor atenda às diferentes demandas.
Com o já conhecido nome Big Horn, a nova versão da Rampage é equipada exclusivamente com o motor 2.2 Turbodiesel, apresentado recentemente durante o lançamento da linha 2025 da picape. O motor, desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, possui a configuração de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³, que entrega 200 cv de potência a 3.500 rpm e impressionantes 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a 1.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente.
O novo motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas, com um diferencial 14% mais longo na linha 2025 da Rampage. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias. Tais números levaram a Rampage 2.2 Turbodiesel a receber a nota máxima “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Assim como nas demais versões, a tração 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força para os dois eixos e conta com modo reduzida, é item de série, além do assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).
Externamente, a Rampage Big Horn se diferencia das demais versões pela grade exclusiva, com bordas cromadas e aletas preto brilhante, que destacam o logo RAM cromado na parte superior da mesma, além das rodas de liga leve de 17″, com pneus 235/65. Os cromados também estão presentes nas molduras das janelas, nos espelhos retrovisores e no para-choque traseiro, equipado com sensores de estacionamento que trabalham em conjunto com a câmera de ré de alta definição. O sistema de iluminação é full LED, incluindo os faróis de neblina, que contam com a função cornering para uma iluminação mais precisa em curvas.
A caçamba de 980 litros oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima como item de série. A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente através da chave presencial. Internamente, a versão Big Horn apresenta o requinte e a tecnologia comum a todas as picapes Ram.
A Rampage Big Horn possui quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas e a central multimídia com tela de 12,3 polegadas é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de possuir sistema de navegação embarcado e permitir conexão simultânea para até dois smartphones. Durante a utilização dos recursos de conectividade é possível carregar a bateria do smartphone através do carregador por indução refrigerado ou em uma das seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C para carregamento rápido.
Em relação ao conforto, a nova versão da Rampage possui ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e chave presencial com partida remota. Os bancos, revestidos em tecido e forração premium, são na cor preta. O painel de instrumentos e os de porta são macios ao toque e também contam com forração premium. O volante multifuncional tem revestimento premium, borboletas para troca de marcha e permite navegar entre as informações do quadro de instrumentos.
Quando o tema é segurança, a Big Horn também possui uma lista extensa de itens de série: são seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine); piloto automático; limitador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.
Por fim, a Rampage Big Horn 2025 também recebe o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch é possível consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos como dar a partida no motor, por exemplo.
O serviço é gratuito no primeiro ano e disponibiliza um pacote de segurança que inclui, entre outros recursos, alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro 24 horas para emergências.
O Ram Connect permite ainda que a picape transforme-se em um ponto de Wi-Fi para até oito dispositivos.
CAMPEÃ DE VENDAS DA YAMAHA É RENOVADA
A Nova Yamaha Factor, disponível em duas versões, FACTOR e FACTOR DX, já tem preço público sugerido, começa em R$ 17.690. Com mecânica confiável e desempenho excelente para o uso diário, a nova moto urbana da Yamaha ficou ainda mais robusta e com design completamente renovado.
O farol é de LED, tem novo painel estilo Blackout com indicador de marchas e função ECO, o motor é na cor preta, tem alça para o garupa com acabamento premium de alumínio e a versão DX inclui um pacote de acessórios que inclui tomada USB (uma entrada tipo A e outra tipo C) e cavalete central.
A Nova Factor está equipada com o motor 150cc BlueFlex, que entrega 11,8 cv de potência. O modelo chegará nas concessionárias Yamaha em janeiro de 2025, com garantia de três anos e revisão com preço fixo.
SAFETY CENTER DA STELLANTIS CHEGA A 1000 CRASH TEST
A Stellantis, dona das marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, RAM entre outras, alcançou em dezembro a marca de mil crash test realizados no Safety Center, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul.
Localizado no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o espaço foi projetado para garantir as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da companhia, reafirmando seu compromisso em oferecer aos clientes produtos com a máxima performance em segurança veicular.
HATCHES E SEDÃS MAIS VENDIDOS EM NOVEMBRO
Vamos aos carros mais vendidos em novembro por categoria. Entre os hatches o mais vendido foi o Volkswagen Polo com14.771 unidades.
Em 2º Hyundai HB20 com 12.353,
3º Fiat Argo 10.298,
4º Chevrolet Onix 10.253 e em
5º Renault Kwid 6.812.
Entre os sedãs o mais vendido foi uma surpresa, Hyundai HB20S com 6.652 unidades.
Em 2º Chevrolet Onix 5.412,
3º Fiat Cronus 5.255,
4º Toyota Corolla 3.252 e em
5º Volkswagen Virtus com 2.764.
NOVO DEFENDER RECEBE NOVAS TECNOLOGIAS
A Jaguar Land Rover, que mudou seu nome apenas para JLR, está lançando a nova linha Defender aqui no Brasil e como sempre com muitas novas tecnologias. Segundo eles o Novo Defender está levando a aventura de luxo a um novo patamar com uma série de avanços em toda a linha.
O Defender agora conta com uma atualização poderosa em sua linha diesel, com a introdução globalmente do novo motor D350, substituindo o antigo motor D300. Com 350 cv – um aumento de 50 cv – e mais torque, o Defender se torna mais dinâmico, com maior flexibilidade e respostas mais rápidas, tornando tudo, desde ultrapassagens até reboques, ainda mais fácil do que antes.
Vamos aos preços, Defender 90 começa em R$786.381, Defender 110 a partir R$802.638 e Defender 130 R$939.450.
SUVS E PICAPES MAIS VENDIDAS EM NOVEMBRO
Vamos a lista dos utilitários esportivos mais vendidos em novembro. Em 1º Volkswagen T-Cross com 9.468 unidades,
2º Chevrolet Tracker 6.311,
3º Hyundai Creta 6.082,
4º Volkswagen Nivus 5.293 e em
5º Jeep Renegade com 4.593.
Agora as picapes mais vendidas em novembro. Em 1º Fiat Strada 12.361,
2º Volkswagen Saveiro 6.076,
3º Fiat Toro 4.586,
4º Toyota Hilux 3.828 e em
5º Ford Ranger 3.318.
SEGURO PARA CARROS USADOS ATÉ 25 ANOS
A Youse, plataforma de seguros 100% digital, reafirma seu compromisso com a inclusão e inovação ao oferecer cobertura para veículos usados com até 25 anos de uso.
A decisão, que já é parte da estratégia da empresa, ganha destaque em um cenário de crescente valorização do mercado de carros usados no Brasil, conforme apontam dados da FENAUTO, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.
Só para lembrar, muitas companhias de seguros só aceitam seguro de carros com até 5 anos de vida.