22 de julho de 2024

IMPRENSA AUTOMOTIVA ELEGE OS MELHORES DE 2022

Com imensa satisfação mais uma vez fui o mestre de cerimônia do Prêmio Imprensa Automotiva que chega a sua 24º edição. Realizado em São Paulo pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva o prêmio teve como maiores destaques na categoria automóveis o Fiat Fastback que arrebatou os prêmios Melhor SUV/Crossover Nacional e o maior prêmio do ano, o melhor entre todos, o Prêmio Abiauto 2022.

Na categoria motocicletas a grande vencedora foi a Triumph Tiger 660, cuja nova edição chegou em abril de 2022. A premiação aconteceu na renomada oficina de pintura de capacetes, a Sid Special Paint, em São Paulo, de Alan Mosca, com a presença dos executivos das fabricantes, jornalistas de quase todos os estados brasileiros e de convidados.

A entidade homenageou dois jornalistas especializados do setor – Fernando Calmon e Bob Sharp, além do ex-piloto de Stock Car Paulo Gomes, que completou 60 anos no automobilismo.

Jornalistas de quase todos os estados brasileiros votaram nos melhores carros vendidos no mercado brasileiro em 2022.

O prêmio de Melhor Carro Nacional até 1,2 litro ficou para o Citroën C3.

Já o de Melhor Carro Nacional acima de 1,2 a 1,6 litro foi conquistado pelo modelo Honda City.

A BMW Série 3 foi a mais votada na categoria Melhor Carro Nacional acima de 1,6 litro.

A Ford comemorou a vitória na categoria Melhor Picape com seu modelo que chegou recentemente ao mercado: a Maverick.

Na categoria Melhor Carro Importado o eleito foi o Mercedes-Benz Classe C.

Entre os SUV/Crossover, o Fiat Fastback recebeu a maioria dos votos dos jornalistas na categoria Melhor SUV Nacional e o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug In Hybrid, como Melhor SUV Importado.

Na categoria Melhor Carro 100% Elétrico o eleito foi o Renault Kwid e-Tech.

Os jornalistas escolheram, também, o Automóvel Abiauto 2022, ou seja, o melhor entre todos os veículos votados, e o grande vencedor foi o Fiat Fastback.

O Executivo destaque de 2022 também foi apontado nesta 24ª edição do Prêmio Imprensa Automotiva e o prêmio ficou para Fabricio Biondo do Grupo Stellantis que engloba as marcas Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep.

O júri foi composto por 37 jornalistas dos principais meios de comunicação do Brasil, englobando rádio, TV, internet, jornais e revistas especializadas no setor automotivo que atingem juntos mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Esses profissionais extremamente competentes fazem o diferencial da eleição da Abiauto.

INICIADA A PRÉ-VENDA DA NOVA CHEVROLET MONTANA

A Chevrolet começou a pré-venda da nova Montana e revelou preços e versões da terceira geração da picape que ficou com dimensões maiores. O modelo feito sobre a mesma plataforma do Tracker chega às revendas em fevereiro para rivalizar com Fiat Toro e Renault Oroch.

A marca comercializa as versões LTZ Turbo, a partir de R$ 134.490, e Premier Turbo, que parte de R$ 140.490. A reserva da médio-compacta tem custo de R$ 2 mil.

Os dois mil primeiros compradores ganharão a divisória de caçamba chamada pelo fabricante de Multi-Board – que integra uma grande linha de acessórios da picape.

FIAT VAI ENTRAR NO MERCADO DE PICAPES MÉDIAS EM 2023

Com uma longa história de mais de 20 anos e muita tradição no segmento de picapes, a Fiat é referência de inovação e quebra de paradigmas na categoria que lidera há quase duas décadas. A marca, que já oferece aos clientes a Fiat Strada, número 1 de vendas do mercado brasileiro em 2022, e a Fiat Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), agora confirma sua terceira picape para o país.

O início da comercialização do novo modelo do segmento de D-picapes (média) será no segundo semestre de 2023. Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG). A chegada desse novo modelo completará o portfólio de picapes da marca. Assim, a Fiat passará a cobrir o segmento quase em sua totalidade.

Vale dizer que a marca já vendeu mais de 2,1 milhões de veículos com caçamba no Brasil (quase 2,5 milhões na América do Sul) até hoje e que esse é o segundo segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Nessa categoria tão importante, as picapes médias (D) representam quase 40% de todo o segmento.

Com Toro e Strada, a Fiat já possui mais de 50% do mercado, ou seja, uma em cada duas picapes vendidas no país são da marca. 

NÚMEROS DA FENABRAVE INDICAM ALTA EM NOVEMBRO

No levantamento da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em novembro, os emplacamentos de veículos tiveram alta de 8,2% em relação ao mês anterior, totalizando 342.819 unidades.

Com isso, o resultado, no acumulado de janeiro a novembro de 2022, já é 4,5% maior que o do mesmo período do ano passado. O mercado dos elétricos continua crescendo, 4.995 unidades foram emplacadas, em novembro,  totalizando 43.701 unidades emplacadas, até novembro.

O segmento das motocicletas deve encerrar o ano com uma das maiores altas percentuais em relação a 2021 e o mercado das motos elétricas cresceu muito e já tem 6.525 emplacamentos.