25 de julho de 2024

GWM LANÇA FOGUETE PARA O DIA A DIA, HAVAL 6 GT HYBRID

Testei no Autódromo de Interlagos em São Paulo a novidade da GWM, o Haval H6 GT plug in Hybrid, com tecnologia e-Traction composta por dois motores elétricos e um 1.5 L turbo, a gasolina, que totalizam 393 cavalos de potência e 762 Nm ou 77,7 Kgfm de torque combinado. Um motor elétrico movimenta as rodas dianteira e o outro as traseiras acoplados ao motor a combustão que funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh.

Caso seja necessário muito torque ele também pode gerar tração para o eixo dianteiro, mas sempre em conjunto com os motores elétricos e o resultado é surpreendente tanto no desempenho como na autonomia. O novo H6 GT oferece a maior autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, com 170 km no ciclo NBR e a autonomia combinada fica em 1.052 km. Isso garante ao proprietário de Haval H6 GT uma real experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário médio dos motoristas brasileiros. O valor é equivalente a 180 km no ciclo NEDC, um dos mais usados na comparação de modelos híbridos no mercado nacional. A tração é integral, a arrancada de 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,8 segundos e a velocidade final é de 189 km/h.

O Interior tem luxo e esportividade devido aos acabamentos. O carro tem ótimo acabamento e na nacionalização todas as informações foram colocadas em português que é praticado no Brasil e não o de Portugal como algumas marcas inclusive no comando de voz. A nacionalização do projeto incluiu ainda reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade. A central multimídia do H6 traz ainda um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

O Haval H6 GT será comercializado no Brasil em uma versão única de equipamentos, com o mais elevado nível de condução semiautônoma disponível no seu segmento. O híbrido plug-in será equipado sempre com o mesmo pacote tecnológico, que trabalha em conjunto com as 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, oferecendo acesso aos mais avançados recursos de direção ativa.

Entre eles se destacam o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º. Entre os recursos exclusivos da GWM, estão o Desvio Inteligente ou Smart Dodge, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões, e o Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

O nível de equipamentos do Haval H6 vai incluir ainda outros itens de tecnologia, segurança e conforto, como update de software pela nuvem (Over The Air), comando do veículo pelo celular, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. Me chamou a atenção uma espécie de câmera no interior do carro, na coluna esquerda do motorista, junto do para-brisas, que na verdade é um leitor facial. Isso aí, o carro coloca na memória até 5 faces e quando a pessoa entra o aparelho faz a leitura e faz os ajustes que estão na memória como posição do banco, volante, etc.

O Haval H6 GT traz ainda como exclusividade um sistema de som equipado com um subwoofer de 100 W fornecido pela JBL. Os carros da GWM são produzidos na China e a pré-venda do Haval 6 GT começa em março com as primeiras entregas em abril, todas modelo 2024. A partir de março, a rede de pontos de vendas e serviços da GWM vai iniciar os test-drives da linha Haval H6 para o público. A previsão é que já no primeiro semestre sejam inaugurados 50 pontos no Brasil inteiro, que serão suficientes para cobrir 100% do território nacional. Os veículos serão entregues diretamente na casa do cliente em qualquer uma das 5.570 cidades brasileiras pelo serviço Home Delivery, com data e horário previamente agendados, ou poderão ser retirados num dos pontos de venda e serviços da GWM, conforme o desejo do comprador.

O preço será definido em março mas a GWM informa que estará mais para concorrer com os modelos da Jeep, Volkswagen e Toyota do que com os modelos da BYD, Caoa Chery e Volvo. Vamos aguardar!

MINI COOPER SE MULTITONE EDITION CHEGA AO BRASIL

Um carro exclusivo e com volume limitado. E o melhor de tudo: elétrico e divertido como um legítimo MINI. Este é o MINI Cooper S E — Multitone Edition. Uma série especial, com pintura, acabamentos e interior exclusivos, que chega ao Brasil com volume limitado à apenas 25 unidades, tornando-o desejado e colecionável instantaneamente. A seleção de cores e tonalidades garantem a personalidade única desta Edição Especial que se apresenta para reforçar que a vida é “Multitone“.

Com propulsão 100% elétrica, solução perfeita para mobilidade urbana de forma sustentável, o modelo já está à venda nas concessionárias da MINI no Brasil. O MINI Cooper S E — Multitone Edition se destaca pelo visual diferenciado. A carroceria vem de série no tom Verde Sage, uma cor exclusiva para os modelos Hatch da marca. O acabamento dos retrovisores, maçanetas e aros dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro são brancos, dando ao modelo um contraste belíssimo e bastante diferenciado. As rodas são de 17 polegadas do modelo Scissor Spoke com acabamento em dois tons (diamantado e preto brilhante).

Os pneus são do tipo runflat. O novo MINI Cooper S E – Multitone Edition tem preço sugerido de R$295.990, incluindo pintura e todos os equipamentos e acabamentos mencionados, e conta também com benefícios exclusivos: Carregador rápido MINI Wallbox Essential (além de um e um carregador portátil que pode ser plugado em tomadas no padrão brasileiro); MINI Service Inclusive (manutenção por 3 anos); opções de financiamento com taxa 0,69% com 60% de entrada e saldo em 24x e Bônus de valorização de seminovo no valor de R$10.000

O COMPACTO PEUGEOT 205 COMPLETA 40 ANOS

Em 24 de Fevereiro de 1983, a Peugeot fez sucesso ao lançar o 205. Este modelo consolidou a Marca na era moderna, tanto em termos de produto, marketing como automobilismo. A retrospectiva de uma história épica e sedutora, a origem de uma longa linha de carros urbanos Peugeot de muito sucesso. A história de um carro é muitas vezes, em primeiro lugar, a história dos homens e mulheres que o projetaram.

A história do Peugeot 205 é inseparável de Jean Boillot, membro do conselho de administração da Peugeot no final da década de 1970. Foi ele quem, em um momento difícil para a empresa, surgiu com o ambicioso projeto de um novo carro pequeno que seria muito mais do que um carro urbano, um carro multiuso, tão confortável na cidade quanto nas estradas rurais, capaz de transportar uma pequena família, e acessível. Em termos de design, bem como de tecnologia e marketing, o Peugeot 205 mudou o jogo.

Embora a maioria dos modelos da Peugeot anteriores tivessem sido desenhados pela Pininfarina, foram os estilistas que venceram o concurso interno, com um design muito mais moderno e fluido (a Pininfarina consolidou-se ao projetar o cabriolet Peugeot 205).  Foi um projeto que inaugurou alguns sinais distintivos que seriam encontrados em futuros Peugeotss, por exemplo, a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras.

COMEMORAÇÕES NO MOTOCROSS DO RIO DE JANEIRO

Motocross, este ano a modalidade comemora 50 anos da sua prática no Estado do Rio de Janeiro, a primeira corrida aconteceu nas areias da praia do Leme em 1973, e várias comemorações estão sendo programadas. No dia 22 de abril vai acontecer a 8ª edição do Motocross Legends que é a reunião dos pilotos veteranos da modalidade.

Ela vai acontecer na Fazenda Santa Rosa, em Miguel Pereira, que foi palco importante  do motocross do Estado do Rio de Janeiro a partir de 1975. Turma do motocross e principalmente os veteranos…anotem em suas agendas! 22 de abril, 8º Motocross Legends em Miguel Pereira. 

MERCEDES-BENZ APRESENTA FUTURO SISTEMA OPERACIONAL

A Mercedes-Benz acaba de revelar mais detalhes de seu sistema operacional MB.OS, que será lançado em meados da década com a nova plataforma de automóveis denominada MMA (Mercedes Modular Architecture). O MB.OS foi projetado e desenvolvido internamente para gerenciar o relacionamento com o cliente, garantir a privacidade dos dados e máxima integração de todas as funções do automóvel.

Com base em uma arquitetura “chip-to-cloud” desenvolvida especificamente, o MB.OS se beneficia do acesso total as informações e permite que a marca ofereça a seus clientes uma experiência de produto diferenciada e superior. A empresa criou um sistema operacional para ser padronizado em todo o portfólio de veículos, pronto para atualizações de seus produtos e aberto deliberadamente para parceiros selecionados.

Enquanto a Mercedes-Benz define e controla a arquitetura com sua própria base de hardware e software, a integração das principais empresas de tecnologia concede aos clientes acesso aos melhores serviços, conteúdo e funções da categoria.

Entre os parceiros do MB.OS se destaca a NVIDIA, que fornece seu conhecimento em software, dados e IA, bem como seu sistema on-chip Orin para aprimorar os sistemas de condução autônoma SAE níveis 2 e 3. Algumas versões também serão equipadas com os sensores de última geração de detecção de luz e distância LiDAR da Luminar.