Mais uma picape Fiat Toro chegou às minhas mãos desta vez com motorização Flex e câmbio automático. Produzida na fábrica de Goiana – PE, a mesma que faz o Jeep Renegade, a Toro compartilha a plataforma do Renegade, mas seu motor 1.8 16V Flex não é o mesmo, recebeu modificações para melhorar a performance. O motor do Renegade tem 132 cavalos enquanto o da Toro tem 139 cavalos. O torque máximo também melhorou na picape, agora 19,3 kgfm, contra 19,1 kgfm do Renegade, os dois a 3.750 RPM. Com isso ficou mais agradável dirigir a Toro que é uma picape urbana que tem boa estabilidade. Testei no perímetro urbano com caçamba vazia e com aproximados 300 kg de carga na caçamba e ela andou com conforto e se portou bem nas curvas. Com caçamba vazia subi serra e andei na estrada e o câmbio automático de 6 velocidades se mostrou eficiente. A boa caçamba tem acesso fácil por duas portas que se abrem para as laterais. Como o veículo testado estava com a capota de lona na caçamba verifiquei que fica mais fácil retirar caixas e pacotes no fundo da caçamba, sem tirar a capota, porque com o corpo encostado no para-choque fica mais fácil de atingir os volumes o que não acontece com o outro tipo de tampa que abre para trás. A Toro 1.8 Flex que testei tinha apenas gasolina no tanque e o consumo ficou entre 8,5 km/l na cidade, com caçamba carregada, e 13 km/l na estrada, seu preço é R$79.240.
O Fox é um campeão de vendas da Volkswagen e por vários meses vendeu mais até que o próprio Gol, que estava para mudar o modelo, e a Volks é especialista em lançar séries especiais para melhorar a relação custo benefício de seus carros e assim comento o Fox Run, na verdade uma versão Confortline 1.6 com grade frontal preta, retrovisores externos na cor preta, faróis máscara negra, lanternas escurecidas na traseira, interior mais escuro, alavanca de câmbio e volante revestidos em couro, forração especial nos bancos com faixas e a inscrição RUN em refletivo, rodas especiais com opcional de 16″ e sistema de infoteinment com App Connect, tela colorida de 5″ com função Mirror Link, câmera traseira opcional, e sensores de estacionamento na dianteira e traseira. Segundo o INMETRO, na cidade seu consumo fica em 7,7 km/l com Etanol e 10,9 km/l com gasolina e na estrada, 12 km/l usando só Etanol e 15 km/l usando só gasolina. O Fox mais barato tem motor 1.0 e custa R$44.690 e a série especial Run começa em R$53.040, o que já é uma vantagem pela lista de equipamentos agregados e por ser mais exclusivo, e com todos opcionais disponíveis chega a R$64.436. O Run é uma série especial com produção limitada e na equiparação com os principais concorrentes a versão que custa R$53.040 leva vantagem.
Novo autódromo em Juiz de Fora
As Olimpíadas vão passar e a promessa de um novo autódromo no Estado do Rio de Janeiro não será realizada. As autoridades enganaram todo mundo e não cumpriram o que prometeram quando destruíram o circuito de Jacarepaguá, um dos mais seguros e melhores do mundo. Enquanto isso Minas Gerais terá o seu terceiro autódromo, em Juiz de Fora, que já teve suas obras iniciadas. Será o Potenza.
BMW transparência e eficiência
Em evento na Autokraft BMW do Rio de Janeiro o Grupo BMW certificou sete concessionárias de diversas regiões do Brasil que passam a atender seus clientes com o Via Rápida, serviços de até 90 minutos com o cliente esperando na concessionária, e com o Recepção no Veículo, um box onde o técnico mostra ao cliente tudo que precisa ser feito no carro, uma inspeção detalhada junto com o cliente que depois autoriza ou não todos os serviços, tudo com muita transparência. Até 2018 todas as concessionárias do BMW Group terão esses serviços para atender seus clientes que possuem carro BMW e também da Mini.
Mais vendidos
As vendas de junho melhoraram um pouco em relação a maio e o Chevrolet Onix continua na liderança com 11.566 unidades comercializadas. Em segundo continua o Hyundai HB20 com 9.533. O Renault Sandero assumiu a terceira posição com 6.013, Volkswagen Gol vem em quarto com 5.943 e Ford Ka é o quinto com 5.811. Por segmento temos as vitórias de Onix entre os compactos, Volkswagen UP nos sub compactos, Honda HR-V nos SUV, Chevrolet Prisma nos sedãs, Ford Focus nos hatchs médios e Audi A3 Sedãs nos compactos premium.
Michelin dominando
Com 80% do mercado de reposição de pneus agrícolas a Michelin quer fornecer também para as montadoras dessas máquinas específicas e assim anunciou a produção, na sua unidade de Campo Grande – Rio de Janeiro, dos pneus com tecnologia Ultraflex para veículos agrícolas. Uma semana depois a Michelin volta as manchetes do setor apresentando em São Paulo uma nova linha de pneus esportivos para veículos de passeio, Pilot Sport 4. Estão com tudo!