22 de julho de 2024

BMW R18, RETRÔ COM TOQUES DE MODERNIDADE

Se você olhar de longe vai pensar que na sua frente está uma moto antiga ou clássica mas é a novidade da BMW. A R-18 tem linhas clássicas e estilosas, motor boxer, e toda tecnologia e qualidade alemã para aproveitar a estrada.

Equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad, o modelo custa R$ 139.900 e terá sua pré-venda iniciada no próximo dia 18. Inspirada na clássica BMW R 5, a BMW R 18 marca a entrada da BMW Motorrad no segmento Cruiser. Sua receita combina essência e funcionalidade, tudo para proporcionar a melhor experiência de pilotagem possível. Tudo, como não poderia deixar de ser, com uma pitada de tecnologia alemã.

É impossível falar de BMW R 18 sem começar pelo seu coração. A peça central da R 18 é um motor boxer de 2 cilindros, desenvolvido para esse modelo. Tanto sua aparência impressionante quanto sua tecnologia refletem uma continuação dos tradicionais motores boxer refrigerados a ar que oferecem uma experiência de pilotagem inspiradora desde que a BMW Motorrad iniciou a produção em 1923.

Com 91cv a 4.750rpm de potência e 158Nm de torque a 3.000rpm, o motor ainda tem um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas. Visualmente, a R 18 mescla com maestria o estilo icônico dos modelos antigos com um visual moderno, mantendo um design clássico e inspirado na BMW R 5. Elementos funcionais e de estilo, como o tanque em forma de gota, a transmissão em eixo cardã e a pintura listrada (pinstriping) são ícones da marca, herdados do lendário modelo, lançado em 1936.

Como diferencial em relação ao modelo vendido em outros mercados, a BMW R 18 vendida no Brasil tem como item de série o banco do carona. Os elementos de suspensão da nova BMW R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem o ajuste dos amortecedores. Como na lendária BMW R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas de garfo.

O curso da suspensão é de 120mm na dianteira e 90mm na traseira. O sistema de freios da BMW R 18 consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um freio a disco único na traseira em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral. De acordo com a filosofia da BMW Motorrad, a nova BMW R 18 tem uma ergonomia Cruiser, típica dos modelos clássicos da marca. Essa posição permite uma pilotagem relaxada e ativa para total controle ideal do veículo.

A nova R 18 também oferece os três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda ASC (Controle Automático de Estabilidade), controle de estabilidade e tração, Hill Start Control para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida sem chave.

Reforçando o caráter de exclusividade, os primeiros a realizarem reservas na pré-venda da BMW R 18, que se inicia no próximo dia 18 de agosto, ganharão itens exclusivos para tornar a experiência ainda mais especial.

Chamado de R18 Welcome Package, o kit conta com vários itens exclusivos para esses clientes, como: livro heritage, boné R18, cinto R18, três logos históricos, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.

GLADIATOR É A PICAPE DA JEEP

A Jeep apresentou a picape Gladiator que é um espetáculo para o off road e para se divertir tirando onda porque é uma picape que se pode tirar as portas e o teto. Isso mesmo, fica um veículo conversível. Uma experiência denominada Open Air. Aliás, única picape Open Air do mercado.

Ela só será comercializada na versão mais completa por R$499.990 mas em 3 horas o volume de 300 unidades do modelo para 2022 foi todo vendidoCertamente a Jeep vai adiantar o próximo lote que estava previsto para 2023. 

No site memoriamotor.com.br você tem a matéria com mais detalhes e depois que eu andar nela terei mais informações para mostrar aqui na coluna.

OS DEZ MAIS ENTRE OS CARROS DE PASSEIO

No mês de julho o Volkswagen Gol voltou a ser o mais vendido com 11.925 unidades comercializadas. Em 2º Chevrolet Onix 8.837, 3º Hyundai HB20 8.154, 4º Chevrolet Onix Plus 8.135, 5º Fiat Argo 6.103, 6º Chevrolet Tracker 5.998, 7º Fiat Pulse 5.300, 8º Nissan Kicks 5.221, 9º Hyundai Creta 5.125 e em 10º Volkswagen Voyage 4.776.


OS COMERCIAIS LEVES DO TOPO DA LISTA DE JULHO

A insuperável Fiat Strada continua encabeçando a lista dos comerciais leves mais vendidos com muito mais que o dobro de vendas da segunda colocada. O ranking apresenta em 1º Fiat Strada 10.897, 2º Fiat Toro 4.333, 3º Toyota Hilux 4.122, 4º Chevrolet S10 2.229, a 5º Mitsibishi L200 1.794, 6º Volkswagen Saveiro 1.751, 7º Fiat Fiorino 1.528, 8º Renault Oroch 1.368, 9º Renault Master 941 e em 10º Nissan Frontier 941.

DUCATI APRESENTA A NOVA MONSTER

Equipada com motor Testastretta 11º, um bicilíndrico de refrigeração líquida com 4 válvulas por cilindro, 111 cv e distribuição Desmodrômica e com chassi inspirado pela Panigale V4, a Nova Monster tem quadro em alumínio curto, fixo diretamente aos cabeçotes do motor. É ainda mais leve e contribui para reduzir o peso total para 166 kg (a seco). 

Os 30 primeiros clientes que comprarem o novo modelo durante o mês de agosto receberão um kit especial Ducati, composto de jaqueta Summer, luva e protetor de coluna. Para aproveitar a promoção, válida até 31 de agosto, o cliente pode adquirir a nova Monster numa das concessionárias Ducati do Brasil ou no site ofical da marca e fazer a confirmação de pagamento do sinal de compra.

A Ducati Monster tem preço público sugerido de R$ 86.990,00, na cor vermelha e estará disponível nas concessionárias Ducati a partir de setembro.