COLUNA MARCUS LAURIA – 02/09

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BMW Série 3 ganha novos recursos com preços promocionais

Referência em prazer de dirigir e tecnologia entre os sedãs premium no mercado global, o BMW Série 3 já sai de fábrica conectado à internet, assim como todos os automóveis BMW vendidos no Brasil. Tudo graças a um SIM Card instalado e habilitado a acessar a rede desde a versão de entrada. O cliente poderá ainda ter diversas opções de conectividade e tecnologia, dependendo do modelo escolhido, que podem até dispensar o uso do celular para conexão com a rede.
Quem roda a bordo do sedã têm à disposição uma gama de facilidades, entre elas a informação de trânsito em tempo real a partir da versão Sport GP. Dentre as funcionalidades que dispensam o uso do celular, presentes no ConnectedDrive, destacam-se: Teleservices – um sistema apto a avisar o proprietário do veículo sobre a necessidade de manutenção de componentes; Concierge – um atendimento exclusivo que funciona em tempo integral e que permite, por exemplo, que o motorista saiba mais sobre pontos de interesse, programações das salas de cinema, recomendações sobre restaurantes, horário de voos, entre outros; Chamada de Emergência Inteligente – o condutor pode acionar ao simples toque de um botão. Em caso de colisão, o serviço de auxílio da BMW é acionado automaticamente. Todos estes serviços funcionam com a conexão do veículo sem depender do sinal do celular.
A partir de agora, o cliente passa a contar ainda com mais uma opção de conectividade, a partir da inclusão da preparação para Apple Car Play (versão 320i M Sport e superiores). Este é mais um recurso que se soma à ampla gama de funcionalidades disponibilizadas no veículo. Por meio dele, o usuário é capaz de transferir a interface do iPhone para o sistema de infotainment do veículo por meio de uma conexão wireless. A câmera de ré com linhas direcionais de orientação passa a ser equipamento de série no modelo para todas as versões.
Confira preços promocionais até 30/9:
§ 320i Sport – R$ 149.950
§ 320i Sport GP – R$ 164.950
§ 320i M Sport – R$ 184.950
§ 328i M Sport – R$ 234.950

 

VW Constellation é lançado no Chile

A MAN Latin America acaba de lançar no Chile quatro modelos VW Constellation: 13.190, 15.190, 17.190 e 17.230. Consagrados mundo afora, os veículos ampliam naquele país o portfólio destinado a entregas urbanas e rodoviárias, agregam inovações tecnológicas e de segurança, tornam a condução simples e confortável, melhorando a produtividade com durabilidade e baixo custo operacional.
Um dos principais atrativos das novidades é o motor MAN D08, que utiliza sistema de pós-tratamento de gases EGR e dispensa o uso de Arla 32, tornando a operação ainda mais prática.
“O mercado chileno demanda o que há de mais moderno em termos de tecnologia no transporte. Por isso trabalhamos junto à rede para oferecer produtos altamente competitivos e excelência no pós-vendas”, destaca Mônique Fontolan, responsável pelo atendimento de Vendas – Exportação para o mercado do Chile.
O lançamento contou com a presença de Patrick Petitjean, gerente geral da Divisão de Caminhões e Ônibus da Porsche Chile, representante das marcas MAN e VW Caminhões e Ônibus, e de Julio Torres, gerente da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Chile, que explicaram a visão da marca para a região e as vantagens competitivas dos novos modelos, junto com Mônique Fontolan e Luciano Cafure, gerente executivo de Operações de Exportação da MAN Latin America.

 

Toyota vai lançar nova linha de carros esportivos

A Toyota revelou que vali lançar uma nova linha de carros esportivos na esteira da gama de alta performance F da subsidiária Lexus. Segundo noticia do site Automotive News, citado fonte da Toyota, a fabricante japonesa planeia anunciar esta nova linha de esportivos num evento em setembro – o mês anterior ao Salão de Tóquio.
Já se sabe que a revelação oficial será feita na capital nipônica, mas ainda não se esta nova linha será aberta ao mercado fora do Japão. A decisão vai ao encontro do desejo da marca de querer ser conhecida por carros com emoção e ambição para além das habituais fiabilidade e utilidade.
Espera-se então pelas novidades da Toyota na área esportiva, em cujo topo estará o novo Supra, cuja apresentação deverá demorar ainda mais alguns meses…

 

Goodyear traz ao Brasil o Eagle 360 Urban

A Goodyear, multinacional americana fabricante de pneus, acaba de trazer ao Brasil o Eagle 360 Urban. Este pneu em formato esférico impresso em 3-D é o primeiro projeto conceito a ser movido por Inteligência Artificial e capaz de sentir, decidir, transformar e interagir. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Genebra deste ano, sendo o Brasil o primeiro país na América Latina a receber a peça.
Em 2016, com o pneu conceito Eagle 360, a Goodyear apresentou um pneu esférico único e multidirecional para atender às demandas de direção autônoma, para aumentar os níveis de conforto, segurança e manobrabilidade. O feedback foi tão positivo que incentivou a fabricante a se aprofundar neste conceito ainda mais. Este ano, com o Eagle 360 Urban, a Goodyear quer ultrapassar os limites novamente, com o objetivo de ilustrar uma visão mais clara de como o futuro pode vir a ser. Movido por Inteligência Artificial, a empresa está dando um “cérebro” ao pneu conceito. Combinado com uma pele biônica e banda de rodagem transformável, o Eagle 360 Urban passará a fazer parte do “sistema nervoso” do veículo, conectando-se a tudo seu redor (Internet das Coisas).
Dessa maneira, ele está pronto para se adaptar rapidamente às mudanças, bem como à evolução das necessidades da “Mobilidade como Serviço” (MaaS, sigla em inglês) para frotas e seus usuários.
O Eagle 360 Urban da Goodyear apresenta uma rede de sensores que permite ao pneu conceito verificar seu próprio status e coletar informações sobre o ambiente na qual está presente, incluindo a superfície da pista. Por meio da conectividade com outros veículos, bem como sistemas de gestão de tráfego, mobilidade e estruturas como prédios e casas, o pneu conceito também coleta informação em tempo real sobre os seus entornos. Ao combinar essas fontes de informação e processá-las instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem, o Eagle 360 Urban decide o curso de ação mais apropriado. E, movido pela Inteligência Artificial, o pneu conceito aprende com ações anteriores sobre como otimizar as respostas futuras.
Feita com polímero superelástico, o pneu tem uma flexibilidade semelhante à da pele humana, permitindo-lhe expandir e contrair. Essa camada exterior cobre um material semelhante a uma espuma, suficientemente forte para manter a flexibilidade apesar do peso de um veículo. Graças a esta flexibilidade, elementos de atuação sob a superfície dos pneus funcionam como músculos humanos e podem reformular as seções individuais do design do pneu, adicionando “ondulações” para condições úmidas ou suavizando para condições secas. Portanto, o pneu conceito se transforma e se adapta às mudanças climáticas e as condições de pista e assim compartilha essas informações com outros veículos e frotas.
Quando o pneu está danificado, os sensores podem localizar o furo. O pneu então gira para criar uma área de contato diferente. Isso reduz a pressão sobre o furo e permite que o processo de autorrecuperação seja iniciado. Uma reação física e química para formar novas ligações moleculares e reparar o dano.

 

Royal Enfield inicia produção em sua terceira fábrica

A Royal Enfield, líder mundial em motocicletas de média cilindrada, iniciou essa semana a produção em sua nova fábrica na região de Vallam Vadagal, perto de Chennai, na Índia. Com mais de 200 mil m², a fábrica é a terceira unidade da marca e produzirá motocicletas para os mercados indiano e internacional, incluindo o brasileiro, onde começou a operação da Royal Enfield Brasil com uma subsidiária própria em abril desse ano. O objetivo é sustentar a crescente demanda prevista para os próximos anos.
A marca adquiriu o terreno em Vallam Vadagal em outubro de 2014. A construção começou há 15 meses e foi finalizada em tempo recorde. A instalação se equipara ao mais alto nível de qualidade e produtividade global, permitindo que a marca atinja seu próximo nível previsto de crescimento. No ano fiscal de abril de 2016 a março de 2017, a Royal Enfield produziu e vendeu 667.135 motocicletas, número próximo à sua capacidade de produção total. Com a nova fábrica agora em operação, a capacidade combinada das três fábricas está prevista para 825 mil unidades por ano.
O crescimento previsto tem base na taxa composta de mais de 55% de crescimento em vendas nos últimos seis anos. No ano fiscal de 2017/2018, a marca planeja investir US$ 93,8 milhões, grande parte destinada à expansão de capacidade na nova fábrica, em lançamento de produtos e nos centros técnicos em Leicester, no Reino Unido e em Chennai, na Índia.

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