COLUNA MARCUS LAURIA – 11/02

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Ferrari bate recorde de vendas em 2016

A Ferrari ultrapassou pela primeira vez, em 2016, a barreira das 8000 unidades vendidas. Ao todo, em 2016, foram vendidos 8.014 veículos, um crescimento de 4,6% (mais 350 carros) face ao ano anterior.
“Foi um bom ano para nós. Estamos satisfeitos com o progresso que temos tido”, comentou o CEO da Ferrari, Sergio Marchionne.
Os carros com motor V8 foram os grandes responsáveis pelo aumento de vendas (5%), liderados pelo excelente desempenho dos 488 GTB e 488 Spider, enquanto os V12 cresceram 4%, para o que contribuiu o GTC4 Lusso, LaFerrari Aperta e o F12tdf.
O mercado EMEA (Europa, Médio Oriente e África) continua sendo o mais popular, com 3610 unidades, um aumento de 8%, seguido pelas Américas, com 2687 unidades (2% de aumento).
A China acolheu 619 unidades (1% de aumento), com o restante (1.098 unidades) a ficar pela Ásia, que cresceu 3%.
De 290 milhões de euros em 2015, a Ferrari conseguiu lucros líquidos de 400 milhões de euros no ano passado, o que representa um crescimento de 38%.
Para 2017, o objetivo é superar as 8.400 unidades, mas sem perder o ADN da marca italiana. “Continuamos a ser pressionados para produzirmos um SUV, mas tenho dificuldade em ver um modelo Ferrari que não tenha a dinâmica que nos é característica. Temos de ser disciplinados para não degradar a marca”, prometeu Marchionne.
O retorno do Alfa Romeo Sprint

A conta gotas, a gama Giulia começa a ganhar forma. No Salão de Genebra, no dia 7 de março, a Alfa Romeo vai apresentar o Giulia Sprint, uma derivação cupê do sedã, para concorrer com BMW Série 4 Cupê, Mercedes-Benz Classe C Cupê e Audi A5 Cupê.
Esta versão deverá contar com os já conhecidos motores mais vendidos, um 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, um 2.2 Diesel e no topo da gama um 2.9 V6 biturbo, para uma versão Quadrifoglio Verde, concorrente do BMW M4 Cupê e do Mercedes-AMG C 63 Cupê.
Mas a gama Giulia não deverá ficar por aqui. Na programação está também a versão conversível, que poderá se chamar Spider. Aliás, estes devem ser os “modelos especiais” que constam no plano da Alfa Romeo para os próximos cinco anos.
Entre eles encontra-se ainda a SW do Giulia, e também um sedã médio para substituir o 166 e dois novos SUV (um crossover do segmento B para substituir o Mito e um modelo de luxo com sete lugares).
Conheça o novo Opel Insignia SW

A Opel revelou as primeiras imagens da Insignia Sports Tourer, a SW da nova geração Insignia antes da sua apresentação oficial no Salão Automóvel de Genebra, em março.
A derivação SW da segunda geração Insignia, que chega no segundo semestre à Europa, tem 4,99 metros de comprimento (mais 73 mm), 1,48 m de altura (menos 30 mm) e 2,82 m de distância entre eixos (mais 92 mm).
Quanto ao porta-malas, a Opel anuncia apenas o volume máximo de carga com os bancos rebatidos, que é de 1640 litros, mais 100 litros que a anterior Insignia Sports Tourer.
Assim como acontece com o sedã o Insignia Grand Sport, a maior preocupação foi a redução de peso, em até 200 kg, para o que contribuiu a utilização de uma plataforma mais evoluída, com materiais mais leves. O novo modelo dispõe ainda de um novo sistema de tração integral, com sistema de vetorização de torque.
Os motores deverão ser os mesmos do sedã, com destaque para o 1.5 Turbo a gasolina, com 165 cv, e o 1.6 CDTi com potências a partir dos 110cv. A gama passa ainda a dispor de uma nova caixa automática de oito velocidades.
No plano tecnológico, destaque para a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux, câmara 360 graus e sistema OnStar que passa a incluir seleção e reserva de hotel. No interior, existem bancos ergonómicos AGR, sendo possível encomendar quatro bancos aquecidos.
Novo Mini Seven chega ao Brasil

A tradição e a inovação sempre foram partes inconfundíveis da MINI. Com o novo MINI Seven, a marca britânica dá um passo adiante para apresentar suas qualidades e distinção no segmento de carros compactos. O novo MINI Seven, o primeiro design model da atual geração de modelos MINI, apresenta uma combinação particularmente marcante dos valores tradicionais da marca e da qualidade dos modelos atuais. Características exclusivas por dentro e por fora destacam as origens britânicas, a dirigibilidade prazerosa, o caráter premium e o apelo extrovertido que tornam o novo MINI Seven um fenômeno excepcional no trânsito.
A carroceria clássica é, mais uma vez, apresentada na configuração MINI Hatch 3 portas. Trata-se de uma reinterpretação das características de design tradicionais da marca e que garante uma aparência inconfundível. No interior – outra marca registrada do design MINI – há quatro assentos e porta-malas para 211 litros de bagagens. Graças à sua dirigibilidade e suspensão de alta qualidade, o tradicional go-kart-feeling MINI é combinado com exemplar conforto ao dirigir.
O novo MINI Seven chega às lojas de todo o Brasil ainda no mês de fevereiro. O modelo, que vem em configuração baseada na versão Cooper S, será oferecido por R$ 149.950,00, já inclusa a pintura especial MINI Yours Azul Lapisluxury.
Como opcionais, a versão traz as cores clássicas Branco Pepper, Verde British Racing e Preto Midnight, também sem custo, e o Pacote Parking, que traz sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além do sistema Park Assist, que auxilia o motorista nas balizas.
Impulsionado por um motor de quatro cilindros, 2.0 litros, com uma potência de 192 cv, o novo MINI Seven dispõe de transmissão esportiva de seis marchas Steptronic, que proporciona trocas de marcha mais curtas e inclui paddle-shifts atrás do volante.
Anfavea revela números de janeiro

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, apresentou na segunda-feira, 6, em São Paulo, os resultados da indústria automobilística no primeiro mês do ano. Os dados apontam uma retração de 5,2% no licenciamento de autoveículos: foram 147,2 mil unidades em janeiro contra 155,3 mil no mesmo período do ano passado.
Quando comparado com as 204,3 mil unidades comercializadas em dezembro de 2016, a queda é de 28%. Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, o resultado ficou ligeiramente abaixo das expectativas:
“Já esperávamos que o mês de janeiro e o primeiro trimestre como um todo fossem difíceis. Afinal, apesar de diversos indicadores já apontarem sinais positivos, o nível de desemprego ainda está alto. Nossa expectativa para o restante do ano é de uma melhora gradual”.
Por outro lado, a produção em janeiro chegou a 174,1 mil unidades, um crescimento de 17,1% em relação a janeiro de 2016, com 148,7 mil. Na análise contra as 199,9 mil unidades fabricadas em dezembro do ano passado, recuou 12,9%.
As exportações no primeiro mês de 2017 ficaram em 37,2 mil unidades, superior em 56% ante as 23,8 mil de igual período do ano passado, mas 40,8% menor do que as 62,8 mil unidades enviadas para outros países em dezembro passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!