COLUNA MARCUS LAURIA – 18/02

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VW do Brasil chega a 3,5 milhões de veículos exportados

Maior fabricante e exportadora de veículos da história do País, a Volkswagen do Brasil acaba de conquistar a marca de 3,5 milhões de veículos exportados desde que iniciaram os seus embarques, em 1970. A empresa também foi a maior exportadora do setor automotivo em 2016, com 107.322 unidades embarcadas para 17 países.
O modelo mais exportado em 2016 foi o Gol, com 49.911 unidades, seguido do up! (20.318), Voyage (17.512), Saveiro (12.443). O principal mercado externo da marca continua sendo a Argentina, com 57.555 unidades embarcadas. A Volkswagen foi mais uma vez a marca líder em vendas no país vizinho.
Em 2016, a Volkswagen iniciou as exportações do Novo Gol, Novo Voyage e Nova Saveiro, lançados no ano passado, para países como a Argentina, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. A Nova Saveiro também abriu um novo mercado, passando a ser exportada para a Jamaica. A marca também iniciou a exportação do Novo Gol e Nova Saveiro para Honduras, do Novo Gol para Curaçao e da Nova Saveiro para o Panamá.
Em 2016, foi criada a estrutura regional da Volkswagen na América do Sul, América Central e Caribe, como parte da estratégia de regionalização mundial da marca. O CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, foi escolhido para comandar essa nova estrutura, em adição às suas funções no País. A Volkswagen pretende conquistar uma participação ainda mais forte nesses mercados, por meio de um trabalho integrado, que visa trazer mais autonomia, responsabilidade e contato com os clientes destas localidades.
Em toda a sua história, a Volkswagen já exportou seus veículos para 147 países. Em 2015, comemorou 45 anos do primeiro embarque de veículos para mercado no exterior, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970).
Novo BMW série 5 chega no 1º semestre ao Brasil

A sétima geração do BMW Série 5, um dos lançamentos mais aguardados do mercado automotivo brasileiro para este ano, fará, em breve, sua estreia na rede de concessionárias autorizadas da BMW. Revigorado por dentro e por fora e equipado com uma ampla gama de tecnologias de assistência ao condutor, além de um padrão de conectividade jamais visto em um automóvel premium, o novo BMW Série 5 desembarcará por aqui nas versões 530i M Sport e 540i M Sport. Ícone mundial do segmento de sedãs executivos, o BMW Série 5 acumula cerca de 8 milhões de unidades vendidas desde o lançamento de sua primeira geração, em 1972.
Com uma ampla variedade de sistemas de assistência, o novo BMW Série 5 oferece um suporte inigualável ao motorista não apenas em condições críticas de dirigibilidade, mas também em situações menos exigentes, como em congestionamentos, na cidade ou na estrada. Para isso, o sedã vem com uma câmera que monitora a área externa ao redor do veículo, que pode contar com auxílio de equipamentos opcionais, como um radar e sensores de ultrassom.
O pacote tecnológico do sedã agrega novos dispositivos como o Driving Assistant Plus, capaz de alertar o motorista sobre riscos de colisão e auxiliá-lo nas mais diversas circunstâncias ao volante, como mudanças de faixa de rolamento, deslocamento em tráfego lento, sem necessariamente ele estar com as mãos ao volante em velocidades de até 210 km/h. Há ainda o Parking Assistant Plus, que ajuda a estacionar por meio de sensores ultrassônicos, e manobra o veículo sem intervenção do condutor enquanto ele assiste, em tempo real, a todos os movimentos no display central do sistema de multimídia, em um ângulo de 360º.
S10 e Trailblazer chegam a 1 milhão de unidades no Brasil

Em meados dos anos 90, a produção de utilitários era polarizada no país. Tinha de um lado os veículos compactos e no outro extremo, os grandes. Foi então que a Chevrolet começou a produzir no Brasil sua linha de utilitários de porte e preço intermediários: a picape S10 e o SUV Blazer, que logo caíram no gosto do consumidor.
A maior prova desse sucesso está na marca de 1 milhão de unidades produzidas no complexo industrial de São José dos Campos (SP), atingida neste mês de fevereiro. Desse volume, cerca de 85% vem da S10 e 15% da Blazer, que passou a se chamar Trailblazer em sua segunda geração.
“Um milhão de unidades é um marco histórico para o segmento de utilitários fabricados no país e mostra o reconhecimento do consumidor pelos produtos Chevrolet, marca que historicamente mais inova conceitualmente em picapes e SUVs no mundo”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
Além da robustez e potência, a linha 2017 da S10 e da Trailblazer passou a se destacar também pela conectividade total. Os dois modelos são os únicos em seus respectivos segmentos a oferecer sistema multimídia (MyLink) com Android Auto e Apple Carplay mais tecnologia de telemática avançada (OnStar), que permite ao usuário comandar diversas funções do veículo pelo smartphone.
Como gesto de agradecimento a seus clientes, a Chevrolet convidou fãs e clientes dos produtos para participarem da produção da unidade de número 1 milhão, representada pela S10 High Country, versão mais sofisticada da picape.
Man Latin America oferece oportunidades de negócios

Cerca de 50 profissionais de implementadores de todo o Brasil estiveram na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ) na última terça-feira (14/2) para um encontro de negócios com foco nos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN. Além de reforçar a aproximação, o objetivo é promover uma maior integração entre os produtos das empresas de forma a beneficiar o cliente final. O encontro reúne implementadores dos mais diferentes segmentos, que aproveitam o evento para se atualizarem com as últimas novidades da montadora para este ano.
A ideia geral é identificar sinergias e oportunidades de parceria. A palavra de ordem da MAN Latin America é sob medida para as necessidades dos clientes. Por isso, a montadora vê esse relacionamento próximo como fator crucial para o sucesso em vendas, uma vez que amplia o alinhamento dos projetos do veículo ao do futuro implemento, beneficiando o mercado. A estratégia contribui para esse maior intercâmbio de informações e facilita a comercialização de ambos os produtos.
O encontro tem um conteúdo customizado, abrangendo um viés técnico e também comercial. Juntamente com os engenheiros de produto da MAN Latin America, os implementadores aproveitam a agenda para trocar informações, além de conferir de perto a linha de montagem da fábrica e testar os veículos na pista da montadora. Como parte do evento, um show de produtos reforça o portfólio completo da MAN Latin America, com soluções de transporte que vão desde os 150 até os 480 cavalos de potência e contam com peso bruto total de 5 a 74 toneladas.
Magneti Marelli adota nova embalagem

São mais de 50 linhas de produtos, comercializadas com as marcas Magneti Marelli e Cofap, sendo a primeira dedicada a peças do sistema de injeção eletrônica de combustível – onde é líder em bicos injetores -, componentes de gerenciamento do motor e componentes eletroeletrônicos e de iluminação automotiva. Já a marca Cofap focaliza componentes destinados principalmente à suspensão veicular, sendo líder em amortecedores, bandejas e bieletas, além das juntas homocinéticas.
Preocupada com essa demanda, a empresa passa a adotar uma embalagem inviolável para alguns produtos dessa ampla gama de autopeças, criada para evitar a sua reutilização e combater a pirataria.
O novo sistema de abertura inviabiliza a reutilização da embalagem ao não permitir que ela possa ser fechada novamente depois de aberta, impedindo que seja utilizada em ações de cópia e falsificação de peças.
Além disso, a nova embalagem é dotada de um sistema de verificação de autenticidade. Trata-se de uma raspadinha, sob a qual se encontra a logomarca Magneti Marelli impressa em marca d’água. Esses atributos foram adicionados no sentido de resguardar as vendas e em respeito aos consumidores, que estavam sendo lesados ao adquirir produtos de procedência duvidosa, embalados como Magneti Marelli.
As novas embalagens serão aplicadas nos seguintes componentes: bicos injetores, motores de passo, sensores de posição, sensores de temperatura e pressão, reguladores de pressão e componentes do câmbio automatizado.

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