Nova referência, Fiat Argo
A Fiat falou grosso ao lançar o seu hatch Argo, seu grande lançamento do ano. O nome vem do grego, de uma história mitológica de um navio mas a Fiat também ressalta que é o nome de uma constelação de muito brilho. Com esse carro a empresa acredita poder chegar na liderança do mercado e também retomar a liderança global das vendas no país. O Argo vem para substituir o Bravo, o Punto e as versões mais sofisticadas do Palio e chega num momento em que a empresa precisa de um produto novo para tentar essa retomada. Na sua apresentação a Fiat comparou seu novo produto com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, os líderes, mostrando que a novidade tem uma lista maior de equipamentos por um preço competitivo. A Plataforma é nova, aproveita só parte da antiga do Punto, essa plataforma e o estilo do carro foram desenvolvidos no estúdio da Fiat em Betim, MG, e são três as motorizações disponíveis, todas Flex, 1.0 de 77 cavalos, 1.3 de 109 cavalos e 1.8 de 139 cavalos e todas as versões possuem o sistema Start/Stop, aquele que desliga o carro automaticamente nas pequenas paradas para economizar combustível. Ao entrar no Argo a percepção é de se entrar num carro mais sofisticado e com bom espaço no banco traseiro. Ele é maior e mais largo que seus concorrentes e o porta-malas é maior que o do Onix e igual ao do HB20 com 300 litros. A direção é elétrica e a cabine bem silenciosa. A central multimídia com tela de 7” tem inovadora tela em HD, High Definition, com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som com 6 auto falantes e, para facilitar, são duas entradas USB. Outro destaque é o quadro de instrumento TFP que mostra muita informação e é configurável. O carro é firme e bom de curva e na cidade as suspensões atuam bem, normal para um hatch. O que impressiona é a segurança ativa com diversos sistemas, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e outros. Para não complicar a vida dos vendedores com uma tabela de preços com muitas versões a Fiat resumiu em sete. A versão de entrada é a Drive 1.0 câmbio manual por R$46.800 que com o sofisticado sistema multimídia passa para R$48.790. Depois tem a Drive, 1.3, manual, por R$53.900, Drive 1.3 com câmbio automatizado GSR por R$58.900 e na sequência 4 versões com motor 1.8, Precision, manual, R$61.800, Precision, automática, R$64.600, HGT, manual, R$67.800 e HGT, automática, R$70.600. Para o lançamento serão comercializadas 1000 unidades do Argo série especial “Opening Edition Mopar” em cima da versão top, por R$75.200. Esse hatch tem tudo para a levar a Fiat de volta ao topo do segmento e do mercado mas isso vai depender não só do carro, que é bom e tem predicados para isso, mas também da disposição dos seus concessionários e da comunicação que será feita para o público.
Audi RS6, a perua
Em 1994 eu testei na Alemanha o Audi RS4 Avant, na época a perua mais rápida do mundo. Como na Alemanha existem estradas sem limite de velocidade passei dos 240 km/h, uma emoção sem igual, que adrenalina. Agora testei a RS6 Avant Performance, uma perua esportiva com motor 4.0 V8 biturbo FSi com absurdos 605 cavalos de potência. Seu câmbio é o automático Tiptronic d 8 velocidades e ela faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos com velocidade final de 305 km/h. Acelera muito e faz curva com estabilidade impressionante além de frear com muita eficiência já que possui freio de material cerâmico como nos carros de competição. Apesar de ser uma perua super esportiva tem interior sofisticado com detalhes no painel em fibra de carbono, head up display e toda conectividade. Essa perua Audi RS6 Performance tem preço de R$669.990 e possui apenas um opcional que é o pacote design por R$12.000 que entre outras coisas possui os bancos e o console revestidos de couro alcântara com costura na cor azul. Quem se habilita?
Sucesso da moto velocidade
Com o sucesso do MotoGP na TV, com corridas emocionantes e disputadas até a última curva, o público acaba se entusiasmando e vai assistir as provas nacionais onde as disputas também são emocionantes e onde um dos protagonistas é Alex Barros o maior piloto brasileiro da modalidade que voltou a ativa. Mesmo com o mercado de motos patinando, com vendas bem abaixo do que já chegou a alcançar, os campeonatos de moto velocidade estão bem profissionais. Que continue assim.
Salão argentino
Começa no próximo dia 10 a 8ª Edição do Salão de Buenos Aires na Argentina. Um dos destaques estará no estande da Ford, o Novo Ecosport que vem com muitas mudanças para brigar de igual para igual com as muitas novidades que surgiram no segmento.
Novidades no mercado
No mês de junho acontecem dois lançamentos no Rio de Janeiro. A Renault apresenta o Captur com câmbio automático CVT e a Peugeot apresenta o Novo 3008.