ESPAÇO MOTOR, por JOÃO MENDES – 19/11

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Salão de São Paulo, SUVs em alta

Terminou a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Na edição passada eu comentei muitos destaques e hoje comento alguns fatos que considero importantes. Primeiro me chamou a atenção a febre de SUVs apresentados. Realmente a moda dos utilitários esportivos tomou conta dos planos das montadoras e muitas novidades foram apresentadas. Lembro que o SUV compacto Ford Ecosport, desde quando foi lançado até hoje, é um grande sucesso e que anos depois o Renault Duster também chegou no mercado fazendo sucesso e no último ano Honda HR-V e Jeep Renegade se mantiveram entre os carros mais vendidos do Brasil. Em outubro os SUVs mais vendidos no Brasil foram Jeep Renegade, 7º no geral, Honda HR-V em 9º e Ford Ecosport em 13º. Além desses, durante a Olimpíada, chegou o Nissan Kicks que esta vendendo bem, apesar de só ter uma versão completa, mas no Salão a Nissan já apresentou a versão SV Limited que terá preço mais acessível. Foram apresentados tantos SUVs nesta edição do Salão que certamente vou omitir alguns nesta lista que vai abaixo, devo omitir também alguns que vendem pouco. Começamos pela Jeep que apresentou versões Limited do Renegade e do Compass, a Renault veio com o Koleos e Captur e ainda mostrou o SUV compacto conceito Kwid, a Hyundai destacou o Creta e o New Tucson, a Chevrolet o Novo Tracker, Land Rover com New Discovery, a Kia com o Sportage, a Chery com o Tiggo 2, Toyota com a Nova RAV4, a Lifan com o Novo X60 CVT e ainda tivemos a Maserati apresentando o seu primeiro SUV, o Levante, a Jaguar apresentando também o seu primeiro SUV, o F-pace e a Porsche com o Cayenne S Hybrig Plu In. Outros três carros, com posição de dirigir mais elevada, que não são SUVs, mas que disputam comprador do segmento são: Peugeot 3008; Novo Citroën Picasso e Mitsubishi ASX. Parace que agora todo o Brasil vai andar de SUV.
Muitos carros conceito
161118-v21 161118-v22

Carro conceito é aquele em que a montadora coloca formas mais exageradas, equipamentos sofisticados e futuristas, enfim é um exercício dos desenhistas e engenheiros para tentar chegar no carro do futuro. Esses carros são produzidos em peça única e colocados em salões para que o público dê sua opinião e tudo isso seja avaliado para ser usado em futuros lançamentos. No Salão de São Paulo havia muitos carros conceito. Uns mais possíveis de serem transformados em veículos de série como o Volkswagen Gol GT e a picape Chevrolet S10 Colorado Xtreme (foto) e outros que só serão referência para futuros lançamentos como o esportivo Lexus LC 500h Hybrid (foto).

Populares em baixa
A primeira coletiva de imprensa do Salão de São Paulo foi a da Chevrolet que entre muitas novidades nacionais, importadas e conceitos destacou o Onix, seu compacto que é o carro mais vendido do Brasil. Depois a Fiat apresentou o Mobi Drive com motor 1.0 de 3 cilindros,a Ford apresentou o Ka Trail, a Volkswagen mostrou um bonito Gol GT conceito e no mais pouco se falou em modelos compactos. É certo que eles estavam lá, todos em exposição na mostra, mas não houve muita preocupação em destacá-los.

Cada vez mais híbridos

Fique de olho nos carros híbridos, cada vez o salão mostra mais opções. De Toyota Prius, que é o mais vendido no mundo, e agora tem 8 anos de garantia da parte mecânica e da bateria ao Porsche Cayenne S Hybrid Plug In que pode ter sua bateria recarregada numa simples tomada doméstica.

Falhas no novo local

O novo local do Salão de São Paulo foi o São Paulo Expo na Rodovia dos Imigrantes. O local foi todo reformado, tem estacionamento amplo, acesso sem problemas, não engarrafa a cidade como acontecia no Anhembi e tem ar condicionado. Antes do salão abrir para o público foram dois dias reservados só para a imprensa, no primeiro faltou energia por um curto período já no final da tarde e no segundo dia o ar condicionado não funcionou. A segurança também foi deficiente, muitos furtos aconteceram. Espero que a organização fique atenta ao que aconteceu de errado para que na próxima edição não ocorra porque o local é muito bom.

Preços impressionam

Não vou citar carros nem montadoras mas nos últimos tempos me impressiona muito como os preços dos carros aumentaram. Estão lançando carro na faixa dos R$100 mil que é uma enormidade, será que vai ter gente para comprar tudo isso? Alô!!! O país esta em crise. Acorda aí!!!

Isto sim é democracia

O bom do salão é que ele recebe visitantes de todas as classes sociais, inclusive de classes mais baixas e ver essa galera curtindo um Porsche, Jaguar, Maserati, etc. é muito bom. Alimentar os sonhos é um bom incentivo para fazer a turma trabalhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!