O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou hoje os primeiros resultados de testes de colisão para 2024, com um resultado decepcionante de uma estrela para o Toyota Raize. A Chevrolet, mais uma vez, estabeleceu a referência em seu segmento com um resultado de três estrelas para a Montana.
O Toyota Raize, produzido na Indonésia, obteve uma estrela. O Raize oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, alcançou 40,54% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,57% em Proteção do Ocupante Infantil, 58,70% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 58,14% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. O impacto frontal mostrou uma estrutura instável e proteção marginal para o peito do motorista. O impacto lateral mostrou proteção marginal para o peito e intrusão significativa no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de impacto de poste não foi realizado devido à falta de proteção lateral para a cabeça e obteve zero pontos, sendo penalizado pela falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira. O veículo não oferece sistemas de assistência à velocidade de série. Embora a Toyota ofereça tecnologias ADAS nesse modelo para outros mercados, elas nem sequer são fornecidas como opção em nenhum dos mercados do Latin NCAP.
A Chevrolet Montana, produzida no Brasil, obteve três estrelas. A Montana oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. Este carro alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. A proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste. O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada. A proteção dos ocupantes infantis foi baixa nos testes dinâmicos devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permitem instalá-los voltados para trás.
O veículo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. Esse resultado é válido para todos os veículos Chevrolet Montana produzidos a partir do VIN: 9BGEY43B0SB171251, data de produção 23 de agosto de 2024.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas. Os dias de liderança em segurança da Toyota parecem estar muito distantes, já que os resultados decepcionantes não parecem parar. O Latin NCAP insta a Toyota a modificar seu enfoque, melhorar o equipamento básico de segurança e apresentar os veículos voluntariamente ao Latin NCAP para mostrar seu desempenho aos consumidores. Em um cenário de preocupação mundial com as certificações de segurança em alguns modelos da Toyota, fica mais uma vez demonstrada a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação de estrelas do Latin NCAP”.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“É uma grande decepção que a Toyota esteja mais uma vez se empenhando em comercializar carros de baixa segurança para determinados países da região, como o Raize. Sabemos que a marca pode alcançar um melhor desempenho em segurança veicular, por isso pedimos encarecidamente que a empresa reconsidere sua estratégia de equipamentos e submeta seus modelos a avaliações de segurança para que os consumidores conheçam o real desempenho de seus modelos.
Com relação à Chevrolet Montana, embora seja um resultado que indica uma boa proteção passiva para seus ocupantes, a decisão de colocar as crianças voltadas para a frente é crítica, sabemos que ela ainda pode alcançar um melhor desempenho de proteção se forem adicionadas tecnologias de assistência à condução, especialmente a frenagem autônoma de emergência. Incentivamos a Chevrolet a aproveitar esses resultados e a padronizar a assistência à condução para melhorar a proteção de seus consumidores e de outros usuários das estradas em nossa região”.
Fonte: www.latinncap.com