Enquanto no Brasil, o Citroën C3 recebeu o novo motor três cilindros 1.2 Pure Tech na linha 2017, na Europa, o hatch acaba de ganhar sua terceira geração. Com o visual inspirado no dos irmãos maiores C4 Picasso e C4 Cactus, o novo C3 deverá chegar ao mercado europeu no fim deste ano. Confira abaixo todas as novidades do hatch francês.
Você pode gostar ou não, mas a nova geração do C3 assumiu de vez a nova identidade visual da Citroën, inaugurada pelo crossover C4 Cactus. Lá estão as luzes diurnas de led estritas e integradas a uma pequena grade que em seu centro traz o logo da montadora embutido. Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas com efeito 3D e tecnologia de led. A carroceira traz os painéis com a tecnologia “Air Bumps”, que são pequenas bolsas de ar localizadas ao redor do veículo que tem a função anti-impacto.
Para conquistar os jovens, o hatch também será oferecido com uma ampla gama de cores e personalizações. A teto colorido será uma das opções para rejuvenescer o modelo.
>>> Dimensões
Ele não apenas parece, como está maior. Feito sobre uma evolução da já utilizada plataforma “A”, a mesma usada pelo irmão maior C4 Cactus e o primo Peugeot 208, a compacto cresceu em relação ao antecessor. Com 3,99 metros, ele espichou 3 cm no comprimento, 5 cm na largura, mas ficou 5 cm mais baixo, para garantir melhor estabilidade e um jeitinho mais esportivo. O entre-eixos também cresceu de 2,46 metros para 2,54 metros, o que deverá garantir melhor espaço para para os ocupantes, especialmente para quem vai no banco de trás. Falando nisso, o porta-malas, segundo a Citroën, agora tem capacidade para 300 litros.
Dentro da cabine, o novo C3 investe em um desing minimalista. Há uma combinação de cores, materiais e texturas, mas há poucos botões. Grande parte dos recursos de conectividade e conforto são controlados por meio da grande central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, no centro do painel. Além de integrar o sistema de som, GPS e várias funções do veículo, a central é compatível Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.
O hatch também é o primeiro modelo da Citroën a oferecer o sistema ConnectedCAM Citroën. Trata-se de uma câmera digital full HD, com 16GB de memória interna e com GPS que é capaz de gravar a visão do motorista com dois objetivos, o primeiro é fazer fotos e vídeos e postar em tempo real nas redes sociais. O segundo é ter a possibilidade de gravar, caso o veículo se envolva em um acidente.
>>> Motores
Debaixo do capô, o novo hatch traz o motor 1.2 Pure Tech, em três versões a gasolina e duas a diesel. A primeira recebeu três diferentes calibrações para render 68 cv, 82 cv ou 110 cv. Já as versões a diesel entregam 75 cv ou 100 cv. O três cilindros é sempre associado ao sistema start-stop e ao câmbio manual de cinco marchas. Segundo a marca, o hatch também contrará com a opção da transmissão automática de seis velocidades.
Por Redação Autoesporte