25 de julho de 2024

Um dos compromissos da Volkswagen Caminhões e Ônibus é sempre estar atenta às necessidades de seus clientes e à realidade das estradas brasileiras. Essa dedicação se reflete na segurança dos produtos da nova geração da marca, que contam com ferramentas para garantir a melhor experiência em termos de confiabilidade para o motorista.

É o caso dos itens de segurança ativa, como o controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), um sistema de controle dinâmico que é vinculado aos sistemas de frenagem e de motor. O objetivo é evitar a derrapagem do veículo na pista, mantê-lo estável e diminuir o risco de perda da direção em curvas acentuadas. Segundo o IIHS, instituto americano de segurança automotiva, o ESC já ajudou a prevenir 43% dos acidentes fatais nas estradas.

As evoluções dos produtos da VWCO vão além: o sistema de assistência de partida em rampa (HSA, da sigla em inglês) é outro mecanismo com essa característica. Durante a subida de rampas íngremes, o motorista tem disponível a função de auxílio à partida em rampa com a aplicação dos freios automaticamente, evitando a rolagem do veículo. Isso acontece graças ao novo sistema de freio e ao inclinômetro – integrado à unidade lógica central. Essa tecnologia é exclusiva dos caminhões Volkswagen e proporciona mais segurança e conforto ao motorista.

O controle de tração (ATC, da sigla em inglês) também é mais uma inovação. Os sensores eletrônicos dos produtos da marca monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere a capacidade trativa e o controle do movimento.

A nova linha também é sinônimo de robustez quando o assunto são os itens de tecnologia passiva. O cinto de segurança agora está integrado ao banco, mantendo todo o tronco do operador imobilizado em caso de fortes impactos.

Outra novidade é a regulagem dos faróis, que permite o direcionamento do feixe de luz para o melhor ponto da estrada e, consequentemente, possibilita maior visibilidade das vias, principalmente à noite. A redução no nível de ruídos pelo acionamento dos freios é mais um benefício do novo portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus: os veículos estão ainda mais silenciosos, permitindo que o motorista tenha mais foco no que acontece fora da cabine.

Os novos itens de segurança da VWCO encararam os mais diversos tipos de testes para ter sua eficiência e confiabilidade comprovada em qualquer condição. Além disso, pela primeira vez, todos os aparatos foram desenvolvidos no Brasil, com foco nas especificidades das estradas brasileiras.

Por Marcus Lauria / comunicacao@volkswagen.com.br