Bola Cheia
A partir de ontem (4) a Prefeitura de Nova Iguaçu está recebendo matrículas destinadas às vagas do segundo ao nono ano do Ensino Fundamental e EJA, que irá até o dia 5 de fevereiro. São oferecidas mais de 20 mil vagas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Os interessados devem procurar uma das unidades escolares portando a documentação exigida, no horário das 9h às 13h.
Bola Murcha
Não é de hoje que se diz: salário mínimo no Brasil cresce como rabo de cavalo. Neste raiar de 2016 não foi diferente. Logo após a senhora presidente da República, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, sancionar 8,8% de aumento no SM, tarifas diversas sofreram alta entre 7% e 14%. Quer dizer: antes de receber, o proletariado começa o ano com a grana desvalorizada. Tenso isso.
Entulho enche vinte piscinas olímpicas
O trabalho do programa ‘Prefeitura na Sua Porta’ continua avançando em São João de Meriti. Após 55 dias, já são cerca de 40 mil toneladas de entulho removidas das ruas e muitos outros serviços executados em cerca de 380 vias. Ao todo, foram necessários 2.500 caminhões para remover os restos de obras, móveis abandonados, madeiras e galhos recolhidos. A quantidade seria capaz de encher vinte piscinas olímpicas.
“Ainda estamos na quinta etapa do ‘Prefeitura na Sua Porta’ e vamos fazer muito mais. O volume de entulho vai subir neste início de ano entre 40% e 50%. Pensando nisso, colocamos dois carros extras recolhendo o material que foi descartado pela população no final de 2015. E nossa previsão é que, até o fim do programa, tenhamos retirado 120 mil toneladas de entulho das ruas de São João de Meriti”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Alírio Montebrune.
As ações do programa são realizadas a partir de um cronograma que prevê atividades em dois pontos da cidade por vez. Até o momento, os bairros do Centro e de Jardim Meriti já foram totalmente beneficiados. As equipes do programa também orientam os moradores em relação aos cuidados necessários para que as ruas, calçadas e os locais das comunidades em geral permaneçam sempre conservados.
A estrutura (600 profissionais, 22 caminhões, oito máquinas retroescavadeiras) para o funcionamento da ação foi montada, em conjunto, pelas secretarias de Serviços Públicos, de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil, de Fazenda e Planejamento e de Saúde.
Fé aos pacientes
A espiritualidade tomou conta dos ares do Hospital São Francisco Xavier, na quarta-feira (30/12), às 17h. Na unidade de Saúde mantida pela Prefeitura de Itaguaí, o Coral de Jovens “Adoradores.com”, da Igreja Congregacional de Mato Alto (Guaratiba), realizou uma apresentação de louvores aos enfermos da unidade de saúde com objetivo de levar fé a quem passa por um período complicado de sua vida, mas que, com a força de vontade e orações, pode absorver sentimentos bons que ajudem em sua recuperação.
Fé aos pacientes (2)
De acordo com o Pastor titular da Capelania do HMSFX, Antônio Carlos Ramos, a ação espiritual tem implicações diretas na melhora das condições de muitos pacientes. “Este trabalho atende o paciente em suas necessidades emocional e espiritual. Ele está aqui longe da família, ou em condições adversas a sua saúde, e pode ter um momento de alegria, motivação e esperança. Essas canções trazem fé para sua recuperação. Esta gama de sentimentos bons e espiritualidade estimula sua recuperação física”, disse.
Semáforos de led
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), instalou na Avenida Governador Roberto Silveira, em frente ao Top Shopping, no Centro, semáforos com lâmpadas de led, de alto brilho, garantindo uma excelente visibilidade mesmo em dias ensolarados.
“Instalamos semáforos modernos, com lâmpadas de led, que economizam até 80% de energia e não precisam ser trocadas. E a visibilidade é perfeita mesmo em dias de chuva e sol forte”, conta o secretário Rubens Borborema.
IPVA e IPTU
Segundo Reinaldo Domingos, educador financeiro, todo início de ano é sempre um período de muitos gastos. Dentre esses, dois dos que mais preocupam são o IPVA e o IPTU. O grande erro é que, despesas como essas deveriam ser programadas com antecedência – uma vez que são fixas –, para que não se comprometa o orçamento. Como a maioria não faz isso, agora elas terão que ser somadas a outros gastos, como matrícula e material escolar, seguros, etc., começando 2016 com dificuldades financeiras.
IPVA e IPTU (2)
“Esse planejamento é um dos princípios básicos da educação financeira, ou seja, primeiro se poupa, depois se gasta, e não se gasta para então ver como fará para honrar com o compromisso. Claro que, para quem não pensou nisso antes, está um pouco em cima da hora, porém, antes tarde do que nunca, e esse também pode ser um alerta para que, no ano que começa, não repita o erro. Esse é outro aspecto da educação financeira: mudança comportamental, buscar resolver a causa do problema e não a consequência”, ensina Domingos.
IPVA e IPTU (3)
Sobre IPTU e IPVA, uma dúvida muito comum é em relação à condição de pagamento: à vista ou a prazo? Mas, antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda opção, já se sabe que não conseguirá realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento. “Lembrando que se deve evitar empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados”, diz Reinaldo.