Falta d’água e descaso em Austin

Moradores vivem sem água encanada há vários anos e ainda sofrem com a falta de saneamento

Moradores vivem sem água encanada há vários anos e ainda sofrem com a falta de saneamento

Em um local de difícil acesso está a Rua Santa Barbara no bairro Austin, em Nova Iguaçu. Sem pavimentação, saneamento básico e com a paralisação na coleta de lixo, os moradores enfrentam ainda problemas com irregularidades no abastecimento de água na região. A população local foi esquecida pela Cedae, mesmo estando há 2,5 km do Reservatório de Austin.
No sub bairro de Austin, Eurico Miranda, quem tem água nas torneiras são aqueles que possuem poço artesiano ou dispõe de R$250,00 para a compra de um caminhão pipa. A dona de casa Adriana Alves Ferreira, 39 anos, é moradora da Rua Santa Barbara há alguns anos. “Moro aqui há muito tempo e a única água que conheço é a água de poço”, contou a moradora, que aniversariou ontem e gostaria de receber da Cedae água potável.
Na mesma situação está Adriana Rodrigues Pereira, 45 anos. “Estou com a louça cheia na pia e os baldes vazios. Não é todo dia que conseguimos água aqui”, disse a moradora que recebe ajuda do vizinho para encher os galões e suprir as necessidades básicas.

A dona de casa Adriana reclama que nem sempre consegue água e deixa de fazer as tarefas rotineiras do lar

A dona de casa Adriana reclama que nem sempre consegue água e deixa de fazer as tarefas rotineiras do lar

Há alguns metros da rua existe uma torneira onde os moradores da região abastecem suas garrafas, galões e baldes. Cleberson Moreira do Nascimento, 36 anos, perde algumas horas de sono para conseguir água e sai diariamente com seu fusquinha atrás de água. “Todo dia tenho que levantar de madrugada para tentar conseguir água. Não é sempre que tem água na bica”, afirmou.
Para a dona de casa Solange Rocha, a solução alternativa é a chuva. “Minha salvação tem sido as últimas chuvas. Graças a ela, tenho armazenado água na piscina. Nossa situação aqui é desumana, a Cedae não nos atende. Queremos água!”, declarou. Conforme Solange, diversos pedidos foram encaminhados à empresa, mas nenhuma providência foi tomada até o momento.
Os moradores garantem que a água dos poços artesianos da localidade não é confiável e já houve registros de casos de doenças.
Sobre o problema do lixo na Rua Sanra Barbara, a Prefeitura de Nova Iguaçu informou que “a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb),irá regularizar a coleta na localidade até o final da noite de hoje e o serviço voltará a ser efetuado três vezes por semana, sempre as terças, quintas e sábados.
Já a Companhia Estadual de Águas e Esgotos não respondeu até o fechamento desta edição.
por Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!