Saúde e Beleza – 10/05

Frieira: causas, sintomas, prevenção e tratamento

A frieira é uma inflamação dos vasos sanguíneos pela exposição da pele ao frio úmido. As frieiras provocam vermelhidão, coceira e bolhas nos dedos das mãos e dos pés, nariz ou ouvidos.
Causas Da Frieira:
A exposição ao frio úmido ocasiona o congelamento localizado (frieira). A susceptibilidade as lesões pelo frio aumenta por:
Desidratação.
Excesso de fármacos ou álcool.
Alteração da consciência.
Esgotamento.
Fome.
Anemia.
Distúrbios circulatórios devido à doença cardiovascular.
Constrições vasculares.
Policitemia em idades muito precoce ou muito avançadas.

Sintomas e diagnóstico para frieira:
O congelamento localizado (frieira) se manifesta em forma de áreas duras, frias e brancas no rosto, ouvidos ou extremidades. A pele costuma se desprender ou apresentar bolhas (como as queimaduras solares) entre 24 e 72 horas, e às vezes persiste uma ligeira hipersensibilidade ao frio.

Prevenção para frieira:
As medidas preventivas, embora evidentes, muitas vezes passam despercebidas. É importante colocar várias roupas quentes e uma proteção contra a umidade e o vento, embora, aparentemente, o tempo não ameace piorar tanto para produzir lesões pelo frio. Além disso, luvas e meias devem se manter o mais secas possível e são essenciais algumas botas isolantes que não impeçam a circulação quando o tempo está muito frio. Além disso, é especialmente importante o uso de uma capa quente, já que 30% da perda de calor ocorre através da cabeça.
Também devem ser ingeridos líquidos em abundância e alimentos para manter a produção metabólica de calor, e monitorar e aquecer as áreas frias e insensíveis, para evitar lesões, já que ao esfriar o corpo, os calafrios, o exercício, as roupas quentes e as bebidas quentes podem prevenir a hipotermia.

Tratamento para frieira:
O congelamento se trata mediante o aquecimento utilizando uma mão não afetada ou um objeto quente. As extremidades congeladas devem ser aquecidas rapidamente em água que esteja a uma temperatura tolerável para a mão da pessoa que trata o paciente, procurando não escaldar os tecidos com anestesia.
Para curar as frieiras, misture álcool e cânfora em partes iguais e esfregue o lugar das frieiras, que são curadas dentro de poucos dias.

error: Conteúdo protegido !!