Nova Iguaçu faz campanha para prevenir incontinência urinária

A doença atinge homens e mulheres de todas as idades

A doença atinge homens e mulheres de todas as idades

A incontinência urinária – perda involuntária de urina – é um problema comum e muitas vezes constrangedor. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a doença atinge dez milhões de pessoas de todas as idades no Brasil, sendo duas vezes mais comuns nas mulheres. Em Nova Iguaçu, a primeira Campanha de Conscientização e Prevenção da Incontinência Urinária inicia este mês e quem passar pela Praça Rui Barbosa, no Centro, no próximo dia 27, terá uma boa oportunidade para realizar consultas gratuitas, com médicos e fisioterapeutas.
Realizado pela prefeitura, através da subsecretaria da Pessoa com Deficiência, o evento acontecerá das 10h às 14h e tem a finalidade esclarecer e orientar a população sobre os distúrbios da bexiga interativa e da bexiga caída. Segundo o urologista Francisco Coutinho, que faz parte da equipe da gestão municipal, de 15% a 30% da população mundial sofre de incontinência urinária. “Muita gente acha que a incontinência urinária é algo natural do processo de envelhecimento. Mas não é. Qualquer perda urinária, por menor que seja, pode ser incontinência urinária”, assegurou o urologista.
Durante a ação, médicos especialistas e fisioterapeutas ginecológicos irão formar grupos para orientar sobre formas de tratamento e de prevenção ao distúrbio, enquanto agentes de Saúde distribuirão panfletos informativos. Aulas sobre fisioterapia pélvica (ginástica vaginal) também serão abordadas durante a campanha. “A Secretaria Municipal de Saúde contratou profissional em fisioterapia pélvica para realizar consultas gratuitas no município. Estaremos inovando em um atendimento necessário, que os planos de saúde não costumam cobrir”, disse Coutinho.
A gravidade da doença varia e em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar, em outros, a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro.

error: Conteúdo protegido !!