Fala Velho Escriba, por Jota Carvalho – 23/09

Falo, sim!

 

STF Futebol Clube

Como todos sabemos, o Superior Tribunal de Justiça (STF), é a instância maior da justiça no país e, segundo pregam os próprios jogadores, “o guardião da nossa Constituição”, ou seja, o respeito irrestrito à nossa Carta Magna. Para os atletas, a Constituição funciona mais ou menos como as 12 regras do futebol e precisam ser cumpridas à risca durante o jogo. A exemplo do futebol moderno, os atletas de lá também têm seus padrinhos, espécie de agentes, empresários. Para não esquecer, o time STF Futebol Clube é composto de 11 figuras. Vejam quem são e seus respectivos padrinhos. Cármen Lúcia, atual presidente, foi indicada por Lula; Luiz Fux teve como madrinha, Dilma Rousseff; Rosa Weber (Dilma Rousseff); Luís Roberto Barroso (Dilma); Ricardo Lewandowski (Lula); Marco Aurélio Mello (Fernando Collor de Mello); Gilmar Mendes (Fernando Henrique Cardoso); Dias Toffoli (Lula); Edson Fachin (Dilma); Celso de Mello (José Sarney) e Alexandre de Moraes (Michel Temer). A dupla Lula-Dilma tem a maioria das indicações.

 

ESPAÇO DELAS

Quem é Elizete?

Elizete Barroso de Castro, mulher negra, 49 anos, moradora de Mesquita, gestora de pessoas. Experiência de 10 anos na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro como árbitra e coordenadora de projetos.
Após toda uma vivência na iniciativa privada descobriu sua verdadeira vocação ao ingressar no setor público e poder trabalhar com políticas públicas.
Desempenhou atividades como Coordenadora de Gestão de Projetos na Coordenadoria de Igualdade Racial, Coordenadora Municipal de Mulheres e Coordenadora de Articulação institucional, em Mesquita.
Com essa experiência ingressou nos movimentos sociais e chegou a UBM (União Brasileira de Mulheres), núcleo Mesquita.
“Hoje tenho a responsabilidade de ser a presidente eleita para o próximo biênio. Isso, ao mesmo tempo, me motiva e desafia. A luta das mulheres é permanente. É uma batalha que não tem trégua, pois as estatísticas da violência contra nós, nos impulsionam a trabalhar mais. Tenho em mim a missão do empoderamento de mulheres, que são maravilhosas, talentosas, mas o sistema as puxa para baixo. A minha experiência com movimentos vem da minha incisiva participação nas igrejas evangélicas, nas quais me criei”, conta.
“No último dia 13 de Setembro passei por uma experiência ímpar. Mobilizei e motivei mulheres para que pudéssemos ocupar a Câmara dos Vereadores de Mesquita e ser ali uma voz de todas da cidade. Nossa participação nesta ocasião foi para dizer que basta de violência contra as mulheres em qualquer esfera. O mundo precisa avançar e quando pedimos equidade e igualdade, não queremos declarar a guerra ‘Mulheres x Homens’, e sim dizer que é possível mulheres e homens se respeitarem e lado a lado lutarem por uma sociedade mais justa e igual”, acrescentou.
“A UBM para nós, mulheres, é a tribuna que nos dá vez e voz. É o combustível para seguirmos na luta por um mundo mais feliz. Quero destacar a atuação de colegas mulheres em outras cidades em que a UBM está presente. Estamos ligadas pelo cordão umbilical das causas nobres. Todas por uma caminhada única”, finalizou a ativista Elizete Barroso.

 

Rapidinhas do Velho

>> Vamos chupar, galera! Caros amigos, neste sábado (23) se comemora o Dia Nacional do Sorvete. Que tal ir a uma sorveteria mais próxima e mandar ver nos vários sabores!?. Existem as que fazem promoções tipo ‘acerte o peso e não pague nada’ ou ainda dão 50% no valor pesado. Salve, salve, o SORVETE!

>> “Hoje (23) começa o abaixo-assinado para dar entrada em ação civil pública visando a reabertura dos postos de saúde 24h nos bairros de Nova Iguaçu. Conto com assinaturas dos componentes do grupo Informação & Debate”, avisou o ex-vereador Carlinhos Presidente, no WhatsApp.

>> Presidente manda avisar que os interessados em assinar devem procurar a secretaria do Esporte Clube Miguel Couto, das 9h às 17h, e falar com Zelia Machado. Outros pontos de coleta de assinaturas deverão ser anunciados nos próximos dias.

>> Os bairros mais afetados com a falta de assistência médica são Miguel Couto, Austin e Km 32. Desde primeiro de janeiro a população desses lugares estão passando sufoco para socorrer doentes emergenciais.

 

>> Outra ação prevista para ser protocolada no MP é a que pede a redução da contribuição de iluminação pública em 50%, prometida pelo prefeito Rogério Lisboa e não cumprida até ontem.

 

>> Luís Pimenta, da Ascom-Nilópolis, bate pra gente que o Horto Municipal, do Parque Natural do Gericinó, está recebendo aproximadamente duas mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

>> Pimenta afirma que na quinta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, foram plantadas mil mudas no Parque, como parte das comemorações pela data. Verde é vida! Árvore é vida! Aplausos!

 

>> Por hoje é só. Sábado que vem tem mais. Abraço em todas e todos!

E-mail: jota.carvalho@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!