Documentário sobre a Baixada estreia dia 12 no Cine Odeon

Na Baixada Fluminense, diversos coletivos iniciaram um movimento cineclubista que atua há mais de dez anos na região. Por muito tempo perpetuou-se a ideia de que a Baixada é uma região carente de cultura. O documentário de autoria da jovem cineasta Carol Vilamaro, mostra que os cineclubes têm também o papel de proporcionar aos moradores dessa região o conforto de não precisar se locomover para outros municípios e regiões centrais para consumir cultura. Os Cineclubes levam os filmes para as praças, bares, escolas e onde mais tiver espaço para exibir. É onde o cidadão retoma o direito à cultura e percebe que pode participar da transformação do cotidiano em seu território. Acreditamos que promover Cineclubes é preservar a possibilidade do encontro, da identificação com o outro e o prazer de compartilhar e motivar pessoas. Muito além de simplesmente mostrar quem são e o que fazem, o objetivo do documentário é mapear a atuação dos Cineclubes, explorar a importância do trabalho que realizam e inspirar a criação de novos Cineclubes.

O documentário Cineclubismo na Baixada pretende participar da ocupação e da compreensão do território e propagar a potência efervescente da Baixada em produção cultural, mostrando a ação, impacto e importância desse movimento cineclubista através do depoimento de seus principais realizadores.

O documentário tem duração de 20 minutos, classificação etária de 12 anos e será exibido às 18h30 na Praça Floriano, número 7, Cinelândia, no Centro do Rio

 

error: Conteúdo protegido !!