Com Causa estabelece parceria com CRIAAD -Degase de Nova Iguaçu

A partir de um encontro com a diretora Regina Alt a ComCausa estabeleceu parceria com a unidade do CRIAAD-DEGASE de Nova Iguaçu, com a finalidade de atuar com jovens em medidas socioeducativas.

Após reunião feita pela ComCausa com parte do corpo técnico da unidade – articulada pelo agente do DEGASE Marcelo -, tendo a presença da pedagoga Ana Paula, a assistente social Elaine Pierotti, além de Edson Ventura, Marcos e Peterson. Foi elaborada uma proposta de atuação tendo com base a interação dos jovens com a realização de programas como o Cine + Com Causa, Debate Papo, Jovens Jornalistas pela Cultura de Direitos, entre outros. Além destes, se planeja a visita guiada a pontos históricos da Baixada, como a região Vila do Iguaçu que está sendo recuperada pela -, e lugares históricos como o Palácio Tiradentes, atual sede da ALERJ.

Foram iniciados as reuniões de aproximação entre a Com Causa e os jovens a fim de analisar a metodologia mais eficaz. A partir destes, ficou evidente a necessidade da desconstrução de preconceitos e a capacitação para a empregabilidade. Assim, a instituição passou a estabelecer relação com pequenos empresários da região.

Em uma das visitas esteve o empreendedor Maurício Rodriguez, que tem uma tradicional barbearia tradicional na Praça de São Jorge, bairro próximo à unidade de Nova Iguaçu. Segundo Maurício, “sem criar uma perspectiva de trabalho e renda para esses jovens, com certeza teremos menos sucesso na finalidade de que estes voltem de maneira mais harmoniosa para a comunidade”.

A Com Causa também já levou o empresário Orlando Gomes, da UniPaz, e está agendado a visita de Charles Buss, que tem uma empresa de estamparia, e está se empenhando em ampliar a rede de parcerias para a capacitação dos jovens da unidade do DEGASE de Nova Iguaçu – que atende diversos municípios da Baixada -, além de buscar mais parceiros para a assimilação deles como ‘Jovem Aprendiz’ no mercado de trabalho da região.

Jovens Agentes pela Cultura de Direitos
A partir de julho será criado grupos específicos de jovens compostos de 7 até 10 participantes. “A proposta é estabelecer metas para estes grupos, promover uma disputa sadia em que os prêmios sejam a visibilidade positiva e, se possível, conseguir a formação para a empregabilidade”, segundo Adriano Dias, jornalista fundador da ComCausa – “Temos que também ajudar estes jovens no entendimento de seu papel em uma sociedade com mais cultura de direitos. Descontruir os espirais das violências onde ainda é possível sempre se adaptado as dinâmicas dos jovens, não adiante fórmulas prontas, estas já provaram ser pouco eficazes”.

error: Conteúdo protegido !!