Visão Geral – 14/04/2015

Bola Cheia

Com o intuito de coibir a prática de pequenos delitos e garantir a segurança da comunidade escolar, a Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com a Guarda Municipal, criou o Grupamento de Ronda Escolar (GRE). As equipes atuam de forma preventiva, visando dar proteção às 62 escolas da rede municipal de ensino.

Bola Murcha

Esgoto a céu aberto na Av. Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), em frente à Universidade Iguaçu (Unig), incomoda quem passa pelo local e ainda funcionários e fregueses de uma loja de materiais de construção em frente ao vazamento fedorento. É só o vento cessar para o aroma desagradável subir.

Povo perdeu a confiança

150413 H41No domingo (12), as manifestações pelo Brasil podem ter tido uma menor presença de público do que há quase um mês, mas o governo ainda vai demorar a recuperar a confiança da população. É o que avaliam cientistas políticos sobre os protestos ocorridos em 24 Estados e o Distrito Federal.
Fernando Antônio Azevedo, cientista político e professor da UFScar (Universidade Federal de São Carlos), diz que o fato de as manifestações terem sido menores ainda não é um sinal de que a crise passou. “Evidente que uma manifestação com a mesma intensidade da anterior ou ainda maior colocaria mais pressão política sobre o governo. Mas, apesar do número reduzido, a popularidade da presidente e o apoio ao governo se encontram num patamar muito baixo e a erosão do apoio político atinge todos os segmentos do eleitorado, inclusive as camadas e regiões que até as eleições do ano passado apoiavam Dilma”, disse.

Novo secretário

Na sexta-feira (10), foi empossado o novo secretário de Cultura de Belford Roxo, Adriano Oliveira. A cerimônia aconteceu na Casa de Cultura e contou com a presença do prefeito Dennis Dauttmam, do deputado estadual, José Camilo Zito e do presidente do PP, Manoel Cruz, representando o vice-governador do Estado, Francisco Dornelles. “Sei que não é um trabalho fácil, mas acredito no potencial e profissionalismo do Adriano. Juntos, faremos a cultura acontecer em Belford Roxo”, disse o prefeito Dennis Dauttmam.

Limpeza em Mesquita

Ontem, prosseguiram as obras de limpeza, recolhimento de entulho e desobstrução da rede de bueiros na Avenida Doutor Carvalhães, no conjunto BNH, bairro Rocha Sobrinho. Equipes da secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos estão no local desde a semana passada e se dividem entre a Rua Nilo Peçanha, que está passando por obras de drenagem, saneamento e pavimentação, além de colocação de meios fios e construção de calçadas, e a Avenida Coelho da Rocha, outra importante via do lugar.

Terceirizações

Sobre a briga de foices em torno das ‘terceirizações’, cujas discussões tiraram um pouco o foco da Operação Lava Jato, que incrimina políticos e o próprio governo central, uma descoberta quase imperceptível à maioria: o ex-candidato a presidente da República, em 2014, Pastor Everaldo, do PSC, é dono de empresa de terceirização, assim como dezenas de prefeitos, vereadores, governadores, senadores e deputados (estaduais e federais). Irmão Everaldo joga no time do também irmão evangélico Eduardo Cunha (PMDB), o presidente da Câmara.

Alerta contra o vício de fumar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem, no Diário Oficial da União, novas regras a serem aplicadas em embalagens de produtos derivados do tabaco. Com as mudanças, além da foto na parte de trás, que já vem com uma mensagem sobre os efeitos nocivos do cigarro, a parte da frente apresentará uma advertência ocupando 30% do espaço total. A resolução determina que o novo texto de advertência seja “Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque-Saúde: 136” e fixa o tamanho e a cor das letras e do fundo. A Anvisa destacou que as embalagens não poderão ter nenhum tipo de dispositivo que dificulte a visualização da mensagem.

Calote aumentou em março

O número de consumidores com contas a pagar no mês passado aumentou 3,76%, na comparação com março do ano passado. Hoje, 37,5% da população brasileira entre 18 e 95 anos estão negativados em bancos ou outros serviços que implicam pagamento de boletos, como água, luz e telecomunicações. São 54,7 milhões de brasileiros endividados. Também houve crescimento em relação ao número de dívidas não pagas, com variação de 3,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. “A economia está parada e a política, que a influencia diretamente, vive momentos difíceis no Brasil”, disse o presidente da confederação, Honório Pinheiro.
Roubo nos cartões

Atenção você que é viciado em passar cartão de débito/crédito em várias lojas! Um novo tipo de praga tem roubado informações de pontos de venda (máquinas onde são inseridos cartões magnéticos) que são conectadas a computadores com sistema Windows. Descoberto e divulgado ontem (13) pela empresa de segurança norte-americana Trend Micro, o ataque foi desenvolvido por um cibercriminoso radicado no Brasil e que já roubou mais de 20 mil dados de cartões de crédito em pouco mais de um mês de atividade.
Roubo nos cartões (2)

Segundo o estudo, AlejandroV, como o “hacker” se identifica na internet, é chileno e vive no Rio de Janeiro. Ele, basicamente, modificou um código antigo para criar a praga FighterPOS – vendida no mercado informal por cerca de 18,3823 bitcoins (cerca de US$ 5.000, aproximadamente R$ 15 mil). Entre o fim de fevereiro e o início de abril, a praga FighterPOS infectou 113 dispositivos usados em pontos de venda. Nesse período, foram obtidos 22.112 dados únicos de cartão de crédito, sendo 95% dessas informações de clientes brasileiros.

Roubo nos cartões (3)

“Esse tipo de ataque costuma envolver muitas pessoas e ferramentas. No entanto, estamos começando a notar uma mudança em que o criador da praga também é o responsável pela distribuição”, relata o estudo, que também ressalta que esse modelo de negócio tem sido mais promissor aos atacantes, pois elimina intermediários nas ações. Na sequência no ranking dos prejuízos causados aos clientes pela praga FighterPOS ficaram Estados Unidos (2%), México (1%), Itália (1%) e Reino Unido (1%).

error: Conteúdo protegido !!