
Foto: Luiz Ambrósio/Divulgação/PMQ
Você sabe o que é cromoterapia? Não faz ideia? Há três meses, a aposentada Celenita da Silva, 60 anos, também não conhecia a atividade que usa as cores para fins terapêuticos. Mesmo assim, decidiu realizar uma sessão de 40 minutos e, daí em diante não parou mais. Nesta quinta-feira, não só ela como outros 20 idosos entre 50 e 85 anos realizaram a atividade, que acontece de graça uma vez por mês no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), na Vila Pacaembu.
A cromoterapia utiliza estímulos com luz para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde física e mental, bem-estar e harmonia. Antes de submeter às sessões, Dona Celenita pesquisou sobre o tema na internet e hoje, com apenas duas sessões, já colhe os frutos positivos. “É como se todos os problemas ficassem fora da sala e até quem tem limitações físicas, a mente se abre e torna possível fazer os movimentos”, comemora.
De acordo com o professor de Educação Física e subsecretário da Terceira Idade, Antônio Amorim, a cromoterapia garante benefícios, como diminuição das dores no corpo, mais equilíbrio emocional, renovação da autoestima e previne futuras doenças. “É importante que os idosos utilizem este tratamento pontual como um instrumento de revitalização, é como esvaziar a lixeira e permanecer pronto para enfrentar o dia-a-dia difícil que eles levam”, destaca.
Além da cromoterapia, a Secretaria Municipal da Terceira Idade oferece de segunda a sexta-feira aulas e terapias como: ginástica, hidroginástica com piscina aquecida, musculação, pilates no solo, salão de jogos, dança e oficinas de artesanato, e terapias chinesas Tai Chi Chuan e Lian Gong. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no CELTI. (Avenida Maracanã s/n – Vila Pacaembu). Informações: 2665-6526.
Artes marciais chinesas
E por falar em Terceira Idade, no dia quatro de outubro, o Ginásio Municipal de Esportes (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/n – Vila Pacaembu) será palco do encerramento da semana estadual de incentivo às artes marciais chinesas. O evento terá participação de 250 praticantes e será realizado a partir das 9h.