
Foto: Luiz Alberto/PMSJM
A Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino realizou, na sexta-feira (4), uma série de atividades físicas com os seus alunos, dando início à contagem regressiva para os Jogos Paraolímpicos, que serão realizados em setembro de 2016, no Rio de Janeiro. Algumas das modalidades que serão disputadas no grande evento mundial foram adaptadas ao âmbito escolar, para que os estudantes possam ter uma experiência esportiva.
A chefe da Divisão de Educação Especial, Denise Pereira da Silva, explica as metas da ação: “O objetivo maior é levar o aluno ao reconhecimento de si como elemento integrante do ambiente com suas potencialidades, no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade, assim como na exploração do espaço, do próprio corpo e dos recursos materiais, valorizando suas habilidades e respeitando as peculiaridades de cada um”.
Já o professor de educação física José Salomão, da Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino, referência em autismo na Baixada Fluminense, focalizará, especialmente, as possibilidades para alunos com esta deficiência. “Pretendemos considerar como prioridade as habilidades específicas do Transtorno do Espectro do Autismo, como capacidades acadêmicas, sociais, motoras, autocuidado, linguagem e o brincar, em uma ação multiprofissional com professores, agentes e equipe técnica envolvida”, disse Salomão.

As atividades foram realizadas em quatro estações montadas no espaço físico da pista de atletismo da Vila Olímpica de São João de Meriti, divididas nas seguintes modalidades: bola dentro do pneu, bocha adaptada com material de sucata, ultrapassagem com obstáculos e atividade com corda (Macroginástica).
A macroginástica foi conduzida sob a orientação dos profissionais diretamente envolvidos na elaboração e execução do projeto, no espaço emborrachado da pista de atletismo. Ao final do evento, aconteceu a confraternização dos professores, alunos e responsáveis em meio a um gostoso piquenique.