Pan 2019: seleção brasileira feminina de handebol busca hexa contra a Argentina

 

Quando entrar em quadra nesta terça-feira, às 22h30, pela final handebol nos Jogos Pan-Americanos de Lima, contra a Argentina, a seleção brasileira feminina estará em busca de duas importantes marcas. A primeira é o hexacampeonato consecutivo da competição, mantendo uma rotina de títulos iniciada em 1999, nos Jogos de Winnipeg. A segunda, a manutenção de uma velha freguesia diante hermanas, que terminaram com a prata em três das últimas quatro edições do Pan, sempre atrás do Brasil.

A primeira partida entre as equipes valendo o ouro foi no Pan de Santo Domingo, em 2003. Na ocasião, o Brasil não tomou conhecimento da Argentina e goleou por 39 a 12, encerrando a campanha de forma invicta. Na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2011, a geração de Alexandra Nascimento e Duda Amorim, que dois anos mais tarde conquistaria o primeiro Mundial do Brasil, aplicou nova goleada sobre a Argentina: 33 a 15;

O último encontro entre as equipes foi no Pan de Toronto, em 2015. Diferentemente das outras decisões, porém, o duelo de brasileiras e argentinas foi equilibrado, e terminou com vitória do Brasil por 25 a 20.

Duelo de invictas

Nesta segunda-feira, o Brasil avançou á final após golear os Estados Unidos por 34 a 9. O grande destaque da partida foi a ponteira Adriana Cardoso, autora de oito gols. Já a Argentina avançou à decisão após vencer Cuba por 31 a 21.

A tendência é de que a, a exemplo de 2015. decisão no Pan de Lima seja equilibrada. Brasil e Argentina vem de campanhas invictas na competição, com atuações dominantes contra as adversárias.

Do lado do Brasil, a única partida em que a seleção adversária ofereceu alguma resistência foi Cuba, derrotada por 29 a 20. Com base na atuação da Argentina diante das cubanas, a tendência é de que o maior desafio das brasileiras será de fato na decisão contra as hermanas.

error: Conteúdo protegido !!