Saúde e Beleza – 10/09

MS libera recursos para campanha contra hanseníase

Portaria do Ministério da Saúde publicada ontem no Diário Oficial da União autoriza o repasse de R$ 193 mil em recursos federais para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma em oito estados: Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o texto, a hanseníase, as verminoses e o tracoma têm distribuição heterogênea no Brasil e as altas cargas dessas doenças comprometem a interrupção da cadeia de transmissão e a eliminação desses quadros como problemas de saúde pública.
Ainda segundo a publicação, “persiste a dificuldade de acesso à rede de serviços de saúde pelas populações mais vulneráveis, refletindo diretamente na detecção e adesão ao tratamento”. A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma tem como objetivos: a identificação de casos de hanseníase por meio de busca ativa em alunos com sinais e sintomas da doença; o tratamento de verminoses; o diagnóstico e o tratamento do tracoma; e o tratamento coletivo para esquistossomose em municípios com percentual de positividade acima de 25%.

 

Postos de Saúde recebem 25 mil computadores

O Ministério da Saúde distribuiu 25 mil computadores para a instalação de prontuários eletrônicos. Ao todo, cinco mil unidades básicas de saúde (UBS) de 486 cidades receberam o equipamento. Dentre os municípios contemplados da Baixada Fluminense estão: Belford Roxo (119), Duque de Caxias ( 267), Itaguaí (116), Japeri ( 37), Magé (299), Mesquita (102) , Nilópolis ( 46), Nova Iguaçu (230), Queimados ( 60) e São João de Meriti (82).
A ideia é que, com o tempo, a rede pública deixe de usar prontuários de papel, ainda adotados em grande parte das UBSs que receberam os computadores. Com isso, as informações de todos os pacientes poderão ser acessadas em qualquer unidade do Brasil. Porém, por enquanto, em muitos dos postos, os computadores permitirão apenas que se reúnam eletronicamente as informações de acolhimento do paciente nas diferentes áreas, como pediatria e ginecologia, e organizá-las.Os computadores entregues trazem a nova versão do prontuário eletrônico para a atenção básica, que foi disponibilizada pela pasta no mês de julho. Todos os municípios e as 40,7 mil UBS existentes no país podem acessar gratuitamente a versão 2.0 do software (e-SUS AB), que traz novas funcionalidades. O Ministério da Saúde investiu R$ 91,2 milhões na aquisição dos computadores.

 

Tratamento para lesão de lábios e palato em Meriti

Nas crianças é possível corrigir as lesões ainda nos primeiros meses de vida

Nas crianças é possível corrigir as lesões ainda nos primeiros meses de vida

Em São João de Meriti, o Programa de Assistência a Pacientes com Anomalias Craniofaciais (lábios leporinos e palato) e Deficiência Auditiva oferece tratamento especializado, pelo sistema SUS, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os interessados devem procurar atendimento no PAM Meriti e no Centro de Saúde Anibal Viriato de Azevedo, referências no atendimento qualificado.

error: Conteúdo protegido !!