“A sabedoria da grande ave”

Voltando aos pássaros, relatarei uma lenda mitológica que neste momento vem a minha memória. Certa vez, uma grande ave se encontrava com outras de sua espécie, que discutiam sobre qual delas poderia alcançar maior distância sem se cansar. Ouvindo-as, a grande ave convidou-as a segui-la, e todas voaram atrás dela. Diz a lenda que, quando as aves começaram a dar sinais de cansaço, a

grande ave extraiu dentre suas plumas duas novíssimas asas, com as quais continuou voando enquanto as demais iam caindo vencidas pela fadiga.

Será fácil encontrar o significado dessa lenda, quando se pensa que nem todos possuem os mesmos recursos e que é lógico que pode mais quem conta com mais recursos. Por conseguinte, aquele que tem mais inteligência, mais paciência, etc., terá uma capacidade de voo maior que os demais, e sempre contará com um par de asas de reserva.

Aquele que não observa os movimentos que acontecem na vida diária, desde que se levanta até quando se deita, perde oportunidades magníficas para ampliar seu entendimento, uma vez que, tendo todas as coisas – até as mais distantes em semelhança – uma estranha parecença, uma estranha similitude, se aplicar o conhecimento obtido e aguçar a inteligência, conseguirá penetrar no fundo mesmo dessas coisas, as quais, sem exceção, interpenetram a vida do ser e, por sua vez, estão ligadas à vida universal.

Logosofia – maiores informações: Centro de Difusão e Informação de Logosofia de Nova Iguaçu – CDIL NI – Endereço: Rua Paulo Fróes Machado, 58 sala 502 (ao lado da rua dos cartórios) – Centro de Nova Iguaçu – Telefones: (21) 2767-9713 (terças e quintas feiras de 18:00 às 20:00 e (21) 9645-60246 – visite o site www.logosofia.org.br

 

(Carlos B. G. Pecotche – do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico)

 

error: Conteúdo protegido !!