Escolas municipais recebem cinemateca em Itaguaí

Projeto Cinemateca Escola e Vida doou o material para três unidades escolares

Os alunos das Escolas Municipais Eider Ribeiro Dantas (Brisamar), Amauri Ferreira (Vila Geny) e Padre Rafael Scarfó (Vila Margarida) receberam um presente nessa segunda-feira (12/08). A Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Programas e Projetos, sempre em busca de parcerias, trouxe cinematecas para essas Escolas.

O Projeto Cinemateca Escola e Vida – 3ª edição realizou a doação de uma estrutura com um acervo de 40 mídias em DVD e uma biblioteca com 150 livros de diferentes editorias infantis, incluindo três obras em braile, para cada uma das unidades. A entrega do material aconteceu em cerimônias com apresentações especiais para os alunos e autoridades presentes.

A Secretária de Educação e Cultura, Andreia Busatto, participou da cerimônia na Escola Municipal Eider Ribeiro Dantas e agradeceu a todos o trabalho que tornou possível essa parceria, destacando os benefícios que a cinemateca vai trazer para os alunos da rede pública de Itaguaí.

– Esse é mais um projeto enriquecedor para a educação e cultura dos alunos. Nosso desejo é que mais atividades como essa cheguem a nosso município e que alcancem muito mais alunos – disse Andreia.

A inauguração do novo espaço em cada unidade contou com uma atividade diferente. Teve música, teatro, discurso, apresentação sobre a história do cinema, entre outras coisas. Mas o momento mais esperado pelos estudantes foi a hora da exibição do filme. Com direito a pipoca, eles puderam sentir um pouco do gosto de como será ter uma cinemateca onde estudam.

Também participaram da entrega nas unidades o vice-prefeito Abeilard Goulart de Souza; o Secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Major Fernando Barbosa; a subsecretária de Educação, Cristiane Fiorotti; a subsecretária de Cultura, Maria das Graças Rocha; as representantes da MRS, Priscila Fernandes e Verônica Mageste; o produtor cultural do grupo Komedy, Peterson Ricardo; coordenadores da SMEC; diretores das unidades; e vereadores.

Projeto beneficia alunos da rede pública  

O Projeto Cinemateca Escola e Vida é realizado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MRS Logística e produção da Incentivar. Além de Itaguaí, outros cinco municípios fluminenses (Barra Mansa, Barra do Piraí, Mangaratiba Engenheiro Paulo de Frontin e Comendador Levy Gasparian) vão receber essa estrutura até o dia 20 de agosto. Ao todo, serão doados 2.880 materiais, incluindo livros e outras mídias, que serão utilizados por mais de 5 mil estudantes de escolas da rede pública do Estado.

error: Conteúdo protegido !!