Odonto-Sesc inicia atendimento no Paço Municipal

Ação de saúde marcou abertura do programa que permanecerá no local por três meses Foto: Francisco Filho

Ação de saúde marcou abertura do programa que permanecerá no local por três meses
Foto: Francisco Filho

O Paço Municipal de Mesquita ficou lotado desde o início da manhã de ontem, quando foi inaugurado o serviço gratuito de atendimento dentário oferecido pelo Odonto-Sesc. O programa, que tem o apoio da prefeitura, conta com carretas adaptadas  para a realização do tratamento dentário e ficará estacionado no local pelos próximos três meses. A princípio serão 320 vagas agendadas e mais 180 para fila de espera, mas o gerente de Saúde do Sesc, Willian Silveira, disse que há possibilidade da realização de mais atendimentos, dependendo da demanda e da duração dos tratamentos.
Além de agendar o dentista, quem compareceu ao local neste primeiro dia teve acesso a uma ação completa de saúde, com aferição de pressão arterial, medição das taxas de glicose e colesterol, peso, altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), com direito a acompanhamento nutricional e instruções sobre a utilização de alimentos saudáveis na dieta. Uma oficina de artesanato ensinou técnicas de trabalho com biscuit e ofereceu a peça confeccionada, a réplica de um dente e um lápis, como lembrança para os pacientes. “Além das pessoas aprenderem um pouco das técnicas de biscuit, eles levam para casa um presente para lembrar dessa ação”, disse a professora de artesanato, que trabalha em parceria com o Sesc, Márcia Pereira.
Nos consultórios adaptados, as pessoas vão poder fazer obturações, extrações, aplicação de flúor, remoção de tártaro, polimento e instruções sobre escovação correta e profilaxia bucal. “Os consultórios são modernos, contam com profissionais excelentes e um grau elevado na prestação do atendimento. Trata-se de uma ótima oportunidade para nossa população”, ressaltou o secretário de Saúde de Mesquita, Ricardo Xavier, lembrando que a prefeitura deu a contrapartida, oferecendo limpeza, segurança e infraestrutura para montagem do programa no paço.
Adultos e crianças a partir de cinco anos podem ser atendidos no local, basta levar identidade e CPF e no caso dos menores, certidão de nascimento, carteira de vacinação ou escolar. O serviço recebeu elogios de quem agendou a consulta com dentista. “Esperei poucos minutos na fila, sentada, e tive o início do tratamento marcado para a amanhã às 14h, ainda nem estou acreditando”, brincou a aposentada Marineli Vieira, de 64 anos.

error: Conteúdo protegido !!