Unidades de Saúde de Itaguaí encerram campanha do Agosto Dourado

Palestras educativas e Mamaço incentivaram o aleitamento materno

 

A campanha Agosto Dourado chegou ao fim em Itaguaí nessa quinta-feira (29/08). O mês foi de ações de incentivo ao aleitamento materno nas unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu palestras educativas e o Mamaço para mostrar às famílias a importância da amamentação. O tema desse ano foi “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro” e teve como objetivo chamar as famílias para fazer parte de um momento tão importante para o desenvolvimento da criança.

As ações tiveram início no Hospital Municipal São Francisco Xavier e também aconteceram na ESF Coroa Grande, UBS/ESF Engenho, UBS Chaperó, UBS Mangueira, ESF Centro, UBS Vista Alegre, Clínica da Família, UBS Monte Serrat, ESF Odenit Maia, UBS Vila Geny, ESF Ilha da Madeira, ESF Chaperó, ESF Saco da Prata, UBS Califórnia e UBS Centro.

Na ESF Chaperó, a equipe preparou uma manhã especial na quarta-feira (28/08). Além das palestras com a enfermeira Ioná da Mota Araújo, pediatra Ana Claudia Viana e fonoaudióloga Amanda Menezes, as mães que frequentam a unidade também receberam de presente sacolas feitas de materiais recicláveis com um kit de hortaliças orgânicas doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, participaram do sorteio de brindes doados por moradores e comerciantes e de uma ação de beleza.

Moradora do bairro, Sulamita Pereira Ramos foi convidada para falar um pouco sobre sua experiência com o aleitamento materno. Mãe de três filhos, dois adotivos e uma biológica, ela contou como o leite materno foi fundamental na sua vida.

– Meu filho mais velho teve uma alergia ao leite comum e foi o leite materno doado que o salvou. A do meio nasceu com baixo peso e graças ao leite materno conseguiu reverter a situação e hoje é saudável. A mais nova (biológica) teve um problema no parto, ficou internada na UTI e a médica recomendou a amamentação. Ela mamou até os quatro anos de idade e isso fortaleceu sua saúde – disse Sulamita.

A importância do aleitamento materno

O leite materno é muito importante para a criança até os dois anos de vida ou mais. Quanto mais tempo a criança mamar, maiores os benefícios. Nos primeiros seis meses, o alimento deve ser exclusivo, pois já possui tudo o que o bebê precisa, inclusive água.

Nos primeiros dias, a produção do leite pode parecer pouca, mas é o suficiente para atender às necessidades do recém-nascido. Esse leite é chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e muitos anticorpos que protegem a criança contra infecções, tais como: diarréia, doenças respiratórias, otites, entre outras.

Além dos benefícios para as crianças, o aleitamento materno também faz bem à saúde das mães. As mulheres que amamentam diminuem o risco de desenvolver câncer de mama, câncer de útero, de ovário, diabetes e pressão alta.

Essas e outras informações sobre a amamentação e seus benefícios continuarão sendo divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Quem tiver dúvida pode procurar uma das unidades de saúde de Itaguaí.

error: Conteúdo protegido !!