Diversão e Lazer – 12/09

Claudia Leitte e Gusttavo Lima encerram a Festa do Aipim

A cantora de axé e o cantor sertanejo serão atrações principais nesse fim de semana

A cantora de axé e o cantor sertanejo serão atrações principais nesse fim de semana

A 11ª Edição da Festa do Aipim termina neste fim de semana com grandes shows nos Palcos Principal e Terra, a partir das 19h. No sábado (12) quem se apresenta é a cantora Claudia Leitte e após sua exibição será eleita a “Princesa e Rainha da Festa do Aipim”. No domingo (13) quem encerra o evento, com muito “tchê tcherere”, é o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que promete agitar a galera com seus maiores sucessos. Nos dois dias também serão realizados shows no Palco Terra, com cantores e bandas da Baixada. O público poderá saborear as delícias feitas com aipim nas 20 barracas de gastronomia, que foram doadas sem custos para os culinaristas da região. A 11ª Edição da Festa do Aipim está sendo promovida no Parque de Eventos de Tinguá, na Estrada de Tinguá, em Nova Iguaçu.

 

Samba da siriguela comemora dois anos na Taberna do Barão

O cantor e compositos Jairo Bráulio dá canja e canta junto com o público

O cantor e compositos Jairo Bráulio dá canja e canta junto com o público

Uma maratona de samba acontece neste sábado (12) na Taberna do Barão, em Nova Iguaçu. A casa promove, a partir das 13h, a 1ª Feijoada com Siriguela, em comemoração aos dois anos do Samba da Siriguela. A ideia é reunir vários sambistas da região para a festa, que vai até a meia noite.
Prá galera que não quer fazer almoço em casa, a pedida é chegar cedo e comer a saborosa feijoada que será servida a partir das 13 horas. A roda de samba começa às 14 horas. Durante todo o dia vai ser distribuído, gratuitamente, o famoso licor de Siriguela preparado pela Taberna do Barão.
Segundo a proprietária, Bárbara Schiavini, a feijoada será bem servida em quantidade e qualidade. “A nossa feijoada não é água com linguiça. É feijoada mesmo. Com tudo que tem direito. E dependendo da vontade das pessoas, um prato serve até duas pessoas”, afirma Bárbara.
O Samba da Siriguela
O Samba da Siriguela começou em 1º de setembro de 2013 e tem como características principais deixar o palco sempre aberto para a canja de intérpretes e compositores da região e tocar sambas de compositores que quase não se ouve por aí: Chico Buarque, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, João Nogueira, Luiz Ayrão, Cartola, Candeia, Luiz Carlos da Vila, Wilson das Neves e João Bosco entre outros.
A Taberna do Barão fica na Rua Herminda Cerbino, 42, centro, Nova Iguaçu (1ª rua sem saida à esquerda depois do apart hotel Mont Blac). A feijoada custa R$ 20 e o couvert artístico sai a R$ 5.

 

Domingo é dia de feijoada na Leão de Iguaçu
Neste domingo (13), a partir das 13 horas, acontecerá mais uma tradicional Feijoada do Leão, na quadra da escola de samba iguaçuana, tudo isso com uma roda de samba de primeira conduzida pelo Nosso Grupo. Depois, às 19 horas, tem mais uma noite de corte de samba-enredo. São nove sambas concorrendo e somente um irá representar a escola na avenida em 2016. O evento tem entrada franca e conta com a participação de passistas, mestre-salas e porta-bandeira, além da bateria da escola, Rugido do Leão. O enredo para 2016 é “ Pás de Dance: Hoje Tem Festa no Arraiá” e está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho, que no ano passado atuou pela Mangueira e em 2014 estava na Vila Isabel. Cid também foi campeão em passagens pela Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor.
A Quadra do GRES Leão de Nova Iguaçu fica na Rua Mário José da Fraga, 41, Santa Eugênia, Nova Iguaçu

 

Filme Daniel’s Bar será lançado no Sesc de Nova Iguaçu

Ana Paula Moresche
amoresche@jornalhoje.inf.br

Trajetória de bar que fez história em Nova Iguaçu agora é documentário

Trajetória de bar que fez história em Nova Iguaçu agora é documentário

A década de 80 foi muito marcante para a música jovem brasileira. A renovação musical ocupou o espaço deixado pelos gêneros Tropicália e MPB. O pop-rock passou a expressar, através das suas canções, sentimentos referentes à nossa juventude. Com a redemocratização, ganhamos liberdade de expressão e mudança cultural. Neste cenário nasceu o Daniel’s Bar, em Nova Iguaçu, que hoje é tema de filme. O documentário será exibido na próxima quinta-feira (17), às 19, na unidade do Sesc da cidade.
Também conhecido como Bar do Daniel, o espaço foi inaugurado em 1988 na Praça Santos Dumont e funcionou até meados da década de 90. Para muitos foi um período do grande despertar crítico que iniciou em 84, através de um dos maiores sucessos da banda Legião Urbana e transformada em hino por uma geração de fãs: “Geração Coca-Cola”.
É neste clima de mudanças e constatação da importância de valorizar o que é daqui (Brasil) e não o que vem de fora, que o Bar do Daniel se tornou uma grande referência cultural na Baixada Fluminense. O ambiente, descontraído e alternativo, era muito mais que um simples ponto de encontro de jovens, pois promovia a livre expressão e troca de conhecimentos. Essa liberdade, fundamental para nós jovens da época, contribuiu para fomentar a produção cultural, lançando muitos artistas na cidade e também na Baixada. No local eram realizados sarau, teatro, muita música boa e também discussões políticas.
O músico e compositor Daniel Guerra, que era o dono do lugar, dirige o filme ao lado de Paulo China, que também foi diretor do documentário ‘Praça de Skate’. A filmagem relata uma série de entrevistas com pessoas que acompanharam de perto o auge do espaço. Nomes como Moduan Mattos (poeta), Cezar Ray (poeta e design), Edu Carval (músico), Da Ghama (músico) e Marcos Serra (professor e ator), estão na exibição ‘Daniel’s Bar’.
O Sesc de Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, nº 10, Moquetá. A entrada é franca e a classificação de 16 anos.

error: Conteúdo protegido !!