Chuva de granizo causa transtornos em Paraíba do Sul

Uma chuva de granizo foi registrada no município de Paraíba do Sul, na região Sul Fluminense na tarde desta terça-feira, provocando transtornos por toda a cidade. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o volume de pedras que caíram sobre a cidade, assustando moradores.

A Prefeitura informou que trabalha desde a tarde de terça-feira na remoção de árvores e limpeza dos locais públicos da cidade. Segundo o governo municipal, escolas, residências, praças e parques foram danificados pelo temporal. A Defesa Civil ainda não emitiu um balanço oficial dos estragos causados pela chuva.

A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região informou que também trabalha desde ontem para restabelecer o fornecimento energia alguns locais afetados pela chuva forte após a queda de objetos e árvores na rede elétrica.

Chuvas de granizo o correm após a combinação de muito calor e alta umidade, que foram nuvens de temporais, chamadas cumulonimbus. Partículas de água evaporam e ao se encontrarem com a parte da nuvem onde a temperatura está muitos graus abaixo de zero, elas se transformam em gelo. O granizo cai quando as pedras ficam muito pesadas e as correntes de ar que que existem dentro das nuvens não conseguem sustentá-las.

error: Conteúdo protegido !!