Família acusa uma PM de executar pedreiro na Vila Kennedy: ‘É muito doloroso’

Os irmãos de José Pio Baía Junior aguardam liberação do corpo do pedreiro: Josemar (à esquerda) chora abraçado a Jorge Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo

a  família do pedreiro José Pio Baía Júnior, de 45 anos, morto na manhã desta terça-feira após ser atingido por um tiro de fuzil na Vila Kennedy, Zona Oeste, acredita que o homem foi executado pela Polícia Militar, no que seria, segundo os parentes, mais um erro da PM. O microempreendedor Janilson Baía, irmão de José Pio, conta que moradores viram o momento em que o pedreiro foi morto. Segundo os relatos, uma policial loura teria sido a autora do disparo. Janilson conta que as pessoas chegaram a gritar o nome dela, que, vendo o homem caído morto, recuou e entrou de novo no carro da PM que estava no local.

– Ele caiu de frente para a comunidade e de costas para a Avenida Brasil. Vamos até a delegacia para tentar confirmar todas as informações e saber de fato o que ocorreu.

Janilson revela ainda que sente “uma certa culpa” pelo que aconteceu com o irmão, referindo-se à política de segurança que vem sendo adotada pelo governador do Rio, Wilson Witzel, criticada pela família:

– Eu ajudei a colocá-lo (Witzel) no poder. O meu voto foi para ele. Eu acreditei nas afirmações de campanha dele, de melhorar a segurança e conter a violência. Agora, o mínimo que eu espero é que ele venha até nós se desculpar em nome da PM. É o mínimo que ele pode fazer, apesar de não trazer o meu irmão de volta. Mas eu sei que o governador pode fazer muito ainda, melhorar a polícia e tirar esses militares despreparados das ruas. Quem matou o meu irmão não soube diferenciar um bandido de um trabalhador – afirma ele.

Após o episódio de violência, parte da família pensa em deixar o Rio de Janeiro. Segundo um dos irmãos, eles deixaram a cidade natal de Cachoeira Alegre, em Minas Gerais, para tentar dar uma vida melhor à família e, um dia, voltar, mas não dessa forma, “tendo que fazer um funeral”.

– Éramos cinco irmãos, agora são quatro e daqui a pouco podem ser três ou dois, e assim as famílias de muitas pessoas vão se desfazendo, principalmente de quem mora em comunidade. Lá tem muita gente de bem, se eu pudesse não moraria em uma, mas sim num local mais seguro. É doloroso, muito doloroso – diz Janilson.

Outro irmão de José Pio, Josimar Baía lembra que o pedreiro estava muito feliz após uma das cinco filhas ir morar com ele:

– Ele era divorciado, tinha cinco filhas e estava passando por um momento muito feliz da vida dele. A filha do meio foi morar com ele junto com o netinho, que o meu irmão estava ajudando a criar – afirma Josimar, destacando outros episódios semelhantes ao de José Pio: – Eles só confundem ferramenta com arma, nunca o contrário. São sempre inocentes com guarda-chuva, macaco hidráulico, furadeira nas mãos. Agora foi o meu irmão – diz o homem, muito emocionado com o fato.

Já Jorge Baía, outro irmão de José Pio, reforça o lado bondoso e alegre da vítima:

– Ele é a muito querido, nunca faltava trabalho para ele. Lá em Vila Kennedy todo mundo conhecia ele. É tudo muito triste. Ele achava graça das coisas que o meu irmão fazia, não tinha tempo ruim para ele, estava tudo bem sempre, sempre disposto a ajudar. Se chegasse para ele e pedisse dinheiro emprestado, ele tirava o que tinha no bolso e dava. Se falasse que estava com frio, ele tirava o casaco e entregava.

O corpo do pedreiro ficou cerca de seis horas no local aguardando a retirada. A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) apura se o disparo saiu da arma dos PMs, que faziam uma operação na região no momento da morte do homem, ou se o tiro partiu da arma de criminosos. Ao menos seis armas, entre elas fuzis e pistolas, foram apreendidas e passarão por perícia. Policiais e parentes e amigos de José Pio ainda serão ouvidos na especializada.

A família aguarda a liberação do corpo de Juninho, como era conhecido entre amigos e parentes, para enterrá-lo em Cachoeira Alegre.

Moradores culparam a PM pela morte

Moradores da Vila Kennedy afirmam que não ocorria um tiroteio quando o pedreiro foi morto. Segundo moradores e parentes, policiais militares teriam feito disparos em direção ao fim da Rua Gana, onde a obra era realizada, quando José Pio foi ferido.

A PM, no entanto, afirma que não houve incursão na comunidade. Nesta terça-feira, o comandante do 14°BPM (Bangu), coronel Ricardo Arlem, disse que durante uma patrulha de rotina, policiais militares foram surpreendidos por tiros disparados de dentro da comunidade. Ele acredita que o ataque pode ter sido uma retaliação a uma ação de rotina para conter o roubo de cargas e veículos na área da Vila Kennedy.

– Estamos dificultando o trabalho deles (dos criminosos) e podem estar tentando nos intimidar. Não vamos, porém, tirar os pés de lá. Os policiais revidaram, os tiros cessaram e eles seguiram o trajeto. Depois recebemos informações de baleado. Foi um ato covarde, em que os criminosos não pensaram nos moradores da comunidade – afirma ele, que já instaurou um inquérito policial militar para apurar o episódio.

error: Conteúdo protegido !!