Trabalho de prevenção contra a dengue surte efeito em Meriti

Os profissionais orientam o morador a não deixar nenhum recipiente que acumule água Foto: Luiz Alberto Vieira

Os profissionais orientam o morador a não deixar nenhum recipiente que acumule água
Foto: Luiz Alberto Vieira

De janeiro a março, São João de Meriti teve 26 casos notificados de suspeita de dengue, sendo que nenhum foi confirmado como positivo. No mesmo período, no ano passado, o município teve 218 notificações e 15 confirmações da doença.
Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Meriti, Walmir Martins, os dados refletem o bom trabalho de prevenção que vem sendo feito na cidade: “Além da atuação do poder público, seja com o trabalho dos educadores em saúde, seja com a passagem dos fumacês, seja com as palestras realizadas e todo o trabalho de conscientização feito junto à população, é importante que cada um de nós, cada morador mantenha vigilância em relação a suas atitudes e práticas no dia a dia, em casa”, afirmou Walmir.
Segundo ele, o diferencial se deu a partir do ano passado, quando os educadores em saúde – que antes ficavam restritos a palestras de conscientização nas escolas, hospitais e associações de moradores – passaram a visitar também as residências dos moradores.   Ele avalia que tal prática ajudou bastante a aumentar a conscientização das população. “Antes, os educadores atuavam muito em palestras públicas. Mas, sentimos que seria importante eles atuarem mais ligados aos moradores, indo às casas, conversando, mostrando a necessidade de todos fazerem sua parte nessa batalha contra o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.”
Em março, Meriti terminou o chamado primeiro ciclo de Combate à Dengue, que se encerra após todos os imóveis do município serem visitados. Destes, 169.394 foram tratados e 34.592 estavam fechados. O segundo ciclo começou no início de abril. Os trabalhos de prevenção e conscientização, como as palestras, por exemplo, seguem a todo vapor, também. Na quarta-feira, 8 de abril, foram realizadas palestras na Escola Estadual Murilo Braga, no Hospital de São João, no Hospital da Mulher e na porta de entrada no Pam Meriti.

error: Conteúdo protegido !!